última atualização: 27/02/2022

Aquecimento de águas sanitárias - substituição de caldeira

Boa tarde,

resido em apartamento com perto de 200 m2, dotado de 2 casas de banho, provido de aquecimento central, sendo a energia fornecida por uma caldeira a gás natural da Baixo Roca.

Somos cinco pessoas na habitação, sendo que os meus dois filhos efectuam banhos muito prolongados e frequentes.

Não obstante a possibilidade de aquecimento central, este não é utilizado, uma vez que o apartamente é bem isolado e conta com boa exposição solar, bem assim dispomos de recuperador de calor instalado na sala.

Já solicitei, em várias ocasiões, a presença de um técnico da Baixo Roca para tentar melhorar o fornecimento de água quente nos chuveiros, sem grande sucesso, uma vez que a temperatura da água dos banhos mantém-se demasiado baixa, e inconstante, exigindo ainda grandes períodos de aquecimento (com grande desperdício de água).

Assim sendo, pergunto qual será a solução mais eficiante e barata para  a sustituição da referida caldeira (tendo em conta os elevados custos de uma nova caldeira de condensação ou de uma bomba de calor)?

Obrigada,

 

Margarida Carmo

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/02/2022

Bom dia Sr.ª Margarida,

Visto que o consumo de água quente é elevado não aconselhamos a utilização de uma Bomba de calor que irá ter uma resposta mais lenta aos consumos esperados e também iria necessitar da colocação de um depósito de acumulação.

Se à saída da caldeira a água estiver quente e com bom caudal, então o problema está relacionado com a rede de distribuição da água quente e não diretamente com o aparelho e sendo assim não adianta ir trocar por um equipamento novo.

A canalização existente é em galvanizado ou já foi feita noutro tipo de material, mais recente, como por exemplo multicamada?

Sugerimos que peça uma visita técnica de uma empresa de canalização para avaliar o estado da rede de distribuição da água quente e fria. No caso de ser necessário a sua substituição tenha em atenção que a tubagem de água quente deve ser bem isolada para não ter perdas de temperatura.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis