Aquecimento de águas sanitárias - substituição de caldeira
Boa tarde,
resido em apartamento com perto de 200 m2, dotado de 2 casas de banho, provido de aquecimento central, sendo a energia fornecida por uma caldeira a gás natural da Baixo Roca.
Somos cinco pessoas na habitação, sendo que os meus dois filhos efectuam banhos muito prolongados e frequentes.
Não obstante a possibilidade de aquecimento central, este não é utilizado, uma vez que o apartamente é bem isolado e conta com boa exposição solar, bem assim dispomos de recuperador de calor instalado na sala.
Já solicitei, em várias ocasiões, a presença de um técnico da Baixo Roca para tentar melhorar o fornecimento de água quente nos chuveiros, sem grande sucesso, uma vez que a temperatura da água dos banhos mantém-se demasiado baixa, e inconstante, exigindo ainda grandes períodos de aquecimento (com grande desperdício de água).
Assim sendo, pergunto qual será a solução mais eficiante e barata para a sustituição da referida caldeira (tendo em conta os elevados custos de uma nova caldeira de condensação ou de uma bomba de calor)?
Obrigada,
Margarida Carmo
Bom dia Sr.ª Margarida,
Visto que o consumo de água quente é elevado não aconselhamos a utilização de uma Bomba de calor que irá ter uma resposta mais lenta aos consumos esperados e também iria necessitar da colocação de um depósito de acumulação.
Se à saída da caldeira a água estiver quente e com bom caudal, então o problema está relacionado com a rede de distribuição da água quente e não diretamente com o aparelho e sendo assim não adianta ir trocar por um equipamento novo.
A canalização existente é em galvanizado ou já foi feita noutro tipo de material, mais recente, como por exemplo multicamada?
Sugerimos que peça uma visita técnica de uma empresa de canalização para avaliar o estado da rede de distribuição da água quente e fria. No caso de ser necessário a sua substituição tenha em atenção que a tubagem de água quente deve ser bem isolada para não ter perdas de temperatura.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis