última atualização: 29-09-2016

Interligação do sistema "bomba de calor" com um sistema "solar térmico"

Como se interliga um sistema "bomba de calor" com um sistema "solar térmico"?

Acresce eficiência se a água fôr fornecida á bomba de calor, pré-aquecida pelo sistema solar térmico?

Há estudos comparativos para eficiência entre sistemas para aquecimento ambiente utilizando as diversas tecnologias existentes (semelhante ao divulgado para aguas quentes sanitárias)?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name
João Silva
07-12-2015
Melhor resposta

Boa tarde, caro João Melo,

 neste momento existem já no mercado bombas de calor com um permutador de calor para ligação ao solar térmico e cujo controlador permite gerir ambas as fontes de energia, dando prioridade ao sol. Em breve iremos analisar estes sistemas, pelo que lhe solicito que se mantenha em contacto com a comunidade.

 Caso prefira, poderá optar por dois acumuladores, um a montante para o solar térmico e outro a jusante para a bomba de calor, em que a entrade água não será a da rede fria mas a proveniente do solar térmico. Não acresce eficiência à bomba de calor, mas reduz o consumo do sistema e garante uma maior prioridade ao sol. Será um sistema mais caro na sua aquisição e poderá não ser rentável.

 Não temos nenhum estudo comparativo entre todos os sistemas de aquecimento, mas poderá encontrar um simulador para os principais sistemas aqui.

Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
User name
Dario Camilo
29-09-2016
Melhor resposta

Boa tarde,
Há sistemas de bomba de calor com solar térmico tipo termo-sifao que permite a água ser aquecida no depósito da bomba de calor.
São eficientes e conseguem a poupança de 70 a 80% relativamente a gás.

Cumprimentos
Dario

Melhor resposta
User name
Antonio Monteiro
29-09-2016
Melhor resposta

Boa tarde.

De facto há várias soluções e vários sistemas e claro a escolha mais adequada dependerá da necessidade em concreto e das condicionantes técnicas envolvidas.

Sugiro sempre solicitar estudo energético caso adequada caso.

AntónioMonteiro

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.