última atualização: 14/12/2021

AQS - Apoio na seleção de solução

Boa tarde! Estamos a iniciar a revalorização de uma moradia no Porto e precisamos de decidir acerca do sistema de AQS. O aquecimento do ambiente será realizado por A/C, já quanto às águas sanitárias tinhamos pensado numa bomba de calor. Esta é a melhor opção? Existe gás canalizado na rua. Somos 2 adultos  e três crianças. No caso da bomba de calor, qual a dimensão em termos de litros? Existe alguma marca/modelo de referência?

 

Muito Obrigado desde já!

 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/12/2021

Boa tarde,

Relativamente à climatização da casa, sugerimos a leitura do seguinte artigo: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado

Relativamente à produção das águas quentes sanitárias (AQS) e visto que o consumo previsto será de 5 pessoas, aconselhamos a utilização de um depósito em vez do aquecimento instantâneo (por exemplo esquentador).

Verifique se existe um circuito de anel de retorno para que assim possa aplicar uma bomba de recirculação das AQS e reduzir o tempo de entrega da água quente aos WC´S.

Opte por uma bomba de calor (BC) de AQS (por exemplo monobloco), com depósito de 300L e se possível com interligação a dois coletores solares térmicos (funcionamento por circulação forçada), por forma a reduzir o consumo de eletricidade e conseguir uma temperatura superior no depósito. A interligação ao sistema solar pode ser feita numa fase seguinte, mas deve ter em atenção que o depósito tem de ter uma serpentina adicional para esse sistema.

Se optar por uma BC (Monobloco) tenha em atenção que deve ter uma área mínima de implementação do equipamento e no caso de não ter essa área deve interligar tubagens isoladas de insuflação e extração de ar ou eventualmente optar por uma BC com unidade exterior.

Neste momento ainda não foram efetuados testes a Bombas de calor pelo que não lhe poderemos dar indicação de uma marca / modelo.

Relembramos que até 31 de Março de 2022 é possível concorrer aos apoios do fundo ambiental. Pode consultar mais informações em : https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis