última atualização: 10/03/2021

Escolha de opção para AQS

Boa tarde,

Começo por agradecer vosso trabalho e ajuda nesta comunidade.

Somos uma família de 4 (02 adultos e 02 crianças). Estamos na fase final de aquisição de um apartamento, tipologia T4, 2º andar (o prédio tem 3 andares habitáveis) e teremos de escolher o sistema para AQS.

Foi instalado um sistema solar térmico, com termossifão (dizem eles) com capacidade de 180L (na cobertura do prédio, com 4 andares). Segundo a informação que consegui compilar...parece-me pouco para uma família de 4.

Como alternativa o construtor recomenda a aquisição e instalação de um termoacumulador Ariston Velis Wifi 80 (sem saber justificar porquê.).

A casa terá sistema de A/C (já instalado).

O prédio estará ligado à rede de fornecimento de Gás Natural.

Posto isto gostaria de saber qual solução recomendam para aquecimentro de AQS.

Obrigado.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/03/2021

Bom dia,
Em primeiro lugar verifique qual a marca e modelo de sistema solar que foi aplicado e se existe à saída da água quente do depósito uma válvula misturadora termostática. Esta válvula tem a função de nunca deixar entrar na tubagem mais de 60ºC.
Normalmente a tubagem proveniente do sistema solar irá diretamente para a zona da cozinha onde entra no sistema de apoio (termoacumulador ou esquentador a gás). A utilização de um equipamento a gás tem a vantagem de nunca faltar água quente e ter uma menor manutenção. O equipamento tem de estar preparado para receber a água quente proveniente do sistema solar, ou seja o mesmo ajusta a chama de acordo com a temperatura de entrada da água. Para ter um caudal superior opte por um equipamento com uma capacidade de 14L. Tenha atenção que deverá existir um ponto de água fria junto do esquentador, para que no caso de haver algum problema com o sistema solar consiga ter água quente.
A utilização de um termoacumulador tem a desvantagem de ser menos eficiente pois utiliza uma resistência elétrica para o aquecimento das AQS, ter mais manutenção, ocupar mais espaço, obrigar a que tenha uma potência contratada superior e ter um período de reaquecimento da água superior.
Caso seja possível depois informe de qual foi a decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.