última atualização: 24/01/2021

Aqs

Olá 

Agradeço desde já a oportunidade para esclarecer as minhas dúvidas e poder tomar a melhor decisão. Tenho caldeira a gás propano para aqs e aquecimento em apartamento. Somos 2 adultos e duas crianças com banhos em horas diferentes. Relativamente ao aquecimento já optei pelo ar condicionado. Em relação ao aqs queria instalar o lydos híbrido da Ariston mas não sei se será possível a instalação. Caso não seja, será que vale a pena substituir a caldeira por um termoacunulador inteligente classe energética B? Ou mais vale ficar com a caldeira a gás propano?

Cumprimentos 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/01/2021

Bom dia,
Relativamente à climatização, consulte os testes efetuados pela Deco Proteste em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results). Deverá ter atenção para que sejam efetuados testes de estanquicidade às tubagens de cobre colocadas entre unidade exterior e interior, para que após a instalação dos equipamentos não surjam problemas com fugas de gás. Tenha também em atenção ao esgoto colocado a partir de cada máquina interior, que deve conseguir escoar a água produzida pelo equipamento. Se possível opte por máquinas que já utilizem o novo gás R32.
Relativamente à instalação do termoacumulador hibrido, tenha em consideração que o local para a sua instalação tem de ter no mínimo uma área de 13m3 e um afastamento de 200mm para cada uma das suas laterais e 500mm na sua parte inferior. Deve optar pelo modelo de 100L que tem uma dimensão de 1153mm de altura e 465mm de diâmetro. No caso de não existir esgoto no local da instalação, deve ser colocado um depósito de recolha de condensados (água que se produz pelo funcionamento do equipamento) que tem uma altura de 113mm e o mesmo diâmetro, a colocar na parte inferior do equipamento.
Se não for possível a aplicação do termoacumulador hibrido, então mantenha o aquecimento das AQS por um equipamento a gás, porque tem um rendimento superior a um termoacumulador e tem a vantagem de ter sempre água quente.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.