última atualização: 23/02/2021

Melhor opção para AQS

Olá,

Antes de mais, agradecer o trabalho da DECO neste campo. Puro serviço público.Gostaria de ter a vossa opinião/ajuda para as minhas dúvidas.Estou em vias de adquirir uma casa, e será necessário definir as opções em termos de AQS e climatização. Esta habitação vem com pre-instalação de ar condicionado e aparentemente para paines solares. Na ficha tecnica vem referenciado a instalação de Paines Solares/aculumadores, mas não foi possivel ainda confirmar esta situação (Trata-se de uma habitação penhorada por um banco). De qualquer forma na sala de técnica/de maquinas, existem dois cabos de aço/resistências que aparetam fazer parte de uma instalação pensada para este efeito. na mesma zona encontra-se as respectivas ligações de água.  

Gostaria de saber a vossa opinião quanto á melhor opção, sendo que para a climatização da casa (sobretudo aquecimento), estou a pensar em adquirir Ar Condicionado, pois através da empresa onde trabalho consigo descontos muitos interessantes numa das melhores marcas. O agregado familiar é composto por 2 adutos e 2 ciranças pequenas.Obrigado e Cumprimentos.

aqs
286 Visualizações 3 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/12/2020

Bom dia,
Agradecemos as suas palavras e tudo aquilo que necessitar e possamos ajudar disponha.
Relativamente à produção das águas quentes sanitárias, pode optar por um sistema solar térmico, que pode funcionar em termossifão ou circulação forçada. Visto ser um agregado familiar de 4 pessoas deverá colocar um depósito com um volume de 300L e 2 coletores solares (4m2 de área de captação).
Tendo em conta que a moradia deve ter mais de uma casa de banho, proponho a utilização do sistema solar térmico por circulação forçada (depósito no interior e painéis solares no telhado), para que assim possa instalar um circuito de recirculação das águas quentes sanitárias.
Como apoio pode utilizar eletricidade (resistência elétrica).
Pode também optar por uma Bomba de calor para AQS e os painéis solares, desta forma tem um menor gasto de energia nos períodos de inverno em que é necessário apoio, pois a resistência elétrica é pouco eficiente.
Para um melhor aconselhamento o ideal é quanto adquirir a casa verificar o que está feito como pré-instalação e depois entrar em contacto com a DECO.
Quanto à climatização a solução de ar condicionado é boa, pois tem um baixo consumo e permite a climatização no inverno e no Verão. Veja os testes efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado. Verifique com cuidado como está feita a pré-instalação e sendo assim deve colocar as tubagens de cobre à carga para ver se não existem fugas e confirmar se o esgoto das máquinas interiores está bem feito, para além das ligações elétricas e de comunicação entre máquinas.
Caso a moradia tenha sido construída antes de 2006, poderá concorrer ao fundo ambiental. Veja em:https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/programa-edificios-mais-sustentaveis-uma-oportunidade-com-algum-risco
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/02/2021
, Respondeu:

Boa tarde, caro Pedro,

Muito obrigado pela resposta e ajuda. Ainda estou no processo de aquisição da casa, mas após algumas visitas e consulta da ficha tecnica/certificado energetico, não encontramos qualquer instalação de paineis solares. Acredito que posso haver, algum tipo de per-instalação.
Quanto à questão do aquecimento das aguas, mantenho a vontade de colocar ou um sistema de painel solar por circulação forçada ou uma bomba de calor, no entanto queria perguntar-vos a possibilidade de instalar um backup. Queria tentar garantir que com mais pessoas na casa/mais banhos, continuaria a ter agua quente de forma continua. A casa tem instalação de gás natural. Valeria a pena pensar num esquentador como apoio?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/02/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Pode adquirir uma bomba de calor (BC) para as AQS e interligar os coletores solares térmicos, que funcionaram por circulação forçada. Para isso o depósito tem de ter uma serpentina adicional. Durante o dia, o aquecimento é feito pelo sol e posteriormente pela BC, mas no caso de não ser suficiente, a resistência elétrica pode atuar, pois já vem fornecida no depósito. Opte por um depósito de 300L com 2 coletores solares térmicos.
Dependendo das marcas, a BC pode funcionar como monobloco, ou seja o compressor estará localizado no topo do depósito, ou então o compressor fica colocado no exterior e assim a altura do depósito será menor. Ter em atenção que na solução do monobloco e caso não tenha uma área suficiente, irá necessitar de tubagens de ar para o exterior, que em algumas marcas, a dimensão dos tubos tem 160mm.
Com este tipo de solução, não vejo a necessidade da utilização de um esquentador, pois irá reduzir o caudal das AQS.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.