última atualização: 23/11/2018

Sistema termossifão: painel solar ou tubos de vácuo?

Numa instalação com tubo PPR (PN20) na rede interior de águas que sistema será mais adequado: o termossifão convencional (painel solar) ou o de tubos de vácuo?

Alertaram-me que o sistema de tubo de vácuo tem um possível problema, a temperatura de estagnação elevada que irá causar degradação no sistema. Sendo esta tecnologia de maior rendimento, não existe forma de eliminar este problema definitivamente?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
25/05/2018
Melhor resposta

No seguimento da sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção, gostaríamos de apresentar algumas considerações que pensamos que o poderão ajudar com as questões que coloca:

Os coletores tubos de vácuo apresentam boa eficiência devido às reduzidas perdas por convecção podendo atingir temperaturas superiores a 200ºC ou mesmo 300ºC no pico do verão. Essas temperaturas, atingindo as de estagnação, ou seja, temperatura máxima que o absorvedor pode aguentar — sem que seja utilizado para fins domésticos ou outros — pode tornar-se num problema de degradação do sistema.

Estes coletores de vácuo têm uma boa aplicação em AVAC (ar, ventilação, aquecimento e climatização), aquecimento central, águas quentes de processo, em grandes superfícies, entre outros.

Assim, para um agregado familiar pequeno e uso para banhos e cozinha, a utilização de tubos de vácuo não se justifica. Uma solução a nivel doméstico é a permuta de calor com uma piscina existente, diminuindo o risco de atingir as temperaturas de estagnação.

Uma das vantagens é em caso de necessidades elevadas é possível a utilização de menores áreas de instalação em comparação com os solares planos devido à elevada performance.

Com os melhores cumprimentos,

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.