última atualização: 08/09/2020

Aquecimento de águas sanitárias

Boa Tarde

Estamos em mudança para uma moradia 100m2, que não tem gás natural, apenas gás de botija

Somos um agregado de 3 pessoas, 2 adultos e 1 criança (3 ou 4 banhos por dia), e pretendiamos uma solução electrica para aquecimento das águas sanitárias, que possa futuramente ser complementado com painel solar.

Qual o sistema mais eficiente e económico para instalar?

Desde já obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/09/2020

Olá, Marco. 

A melhor solução passa pela escolha de uma bomba de calor para aquecimento das Águas Quentes Sanitárias (AQS) com ligação a um painel solar térmico. Deverá verificar se a moradia está preparada para a aplicação da solução proposta, ou seja, deve ter em conta: 

1) o espaço para colocação do depósito das AQS. Nota: Dependendo da marca e do modelo da bomba de calor, e se a instalação for feita sem condutas, existe um espaço mínimo a garantir, que em alguns casos deve ser superior ou igual a 20m3. No caso da utilização de condutas ou utilização de uma bomba de calor em que o compressor esteja localizado no exterior, o volume é inferior. 

2) o espaço e a orientação do telhado para colocação do painel solar térmico;

3) a existência das ligações de água e eletricidade nesse local. Nota: Caso as casas de banho estejam longe e a instalação tenha anel de retorno, deverá colocar uma bomba de re-circulação (controlada por relógio e sensor de temperatura) para redução do consumo de água quente. 

Pode também optar por um sistema solar com apoio de resistência elétrica, sendo obrigatório a colocação de um relógio programador para que a resistência não funcione nas horas de sol. 

A solução do termoacumulador elétrico é inicialmente mais barata, mas implica um maior consumo de energia e uma certificação energética da moradia inferior. 

A equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.