última atualização: 13/08/2020

Aquecimento Residencial

Comprei uma casa de campo, perto de Monção Minho.

Na parte terrea voces chamam de cave. Tenho um cozinha de 25 metros quadrados, e uma sala das maquinas 18 metros quadrados.

Andar de cima total de 90 metros quadrados.

Sendo: sala e cozinha juntas, 2 quartos e 1 quarto de banho.

Planejo ter uma salamandra na cozinha e uma na sala de estar.

Paredes exteriores são de pedra com 1 metro da largura

Teto é forro de madeira com lã de roxa.

Piso de madeira. janelas nova e termica.

Só tenho luz eletrica. e Agua de poço, e 1 tanque eletrico de 100 litros de água. 

Pergunto como aquecer a casa .... 2 salamandras serão bom ou preciso de algo mais.

Tenho intenção de instalar 4 paineis solar para tornar mais econômico .(não sei se seria boa idéia).

Como sou novo em Portugal, não conheço nada.

E se alguém for instalador de aquecimento , ou paineis solar pode entrar em contato comigo.

Obrigado

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/08/2020

Caro Ney,

a utilização de salamandras como elemento de aquecimento ambiente são uma solução perfeitamente válida. Só não indica se pretende salamandras a lenha ou a pellets - ficará ao seu critério qual a fonte de combustível a utilizar. Se tem acesso a lenha grátis, a lenha pode ser uma opção interessante. Os pellets apresentam dos mais baixos custos por kWh de energia. Começam a aparecer no mercado salamandras "multi" combustível: trabalham a lenha, pellets, caroços de azeitonas... Em Espanha, estas "novas" fontes de energia começam já a ganhar alguma importância no mercado.

Deve dimensionar a potência das máquinas (salamandras) considerando a área de cada piso, o nível de isolamento da habitação, da evolvente opaca, das janelas... Deve ter em consideração o perfil climático nos meses de inverno da região, temperaturas de conforto pretendidas, horas de utilização... Depois de considerar todos estes fatores, chegará a um valor de potência para cada uma das salamadras (para as áreas de cerca de 90 metros quadrados que indica, recomendamos que não opte por modelos abaixo dos 10kW de potência).

A instalação e utilização de sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo (os "4 paineis solar" que indica) deve ser bem estudada e o sistema tem de ficar perfeitamente dimensionado de modo a que toda a produção seja consumida na habitação. Perguntamos: porquê 4 paineis? Já desenhou e estabeleceu o perfil de consumo da sua habitação? Quando, quanto e como consome eletricidade? De manhã, de tarde ou à noite?  Só depois de ter uma resposta a estas questões é que deve avançar para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico para autoconsumo - de modo a que este fique verdadeiramente ajustado às reais necessidades energéticas durante o dia... No limite (caso consuma 90% da eletricidade de noite, por exemplo), esta solução pode não ser interessante e poderá canalizar este investimento para o sistema de produção de AQS_ um sistema solar térmico que utilize uma das salamandras como elemento de apoio na produção de AQS.

A Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/07/2020

Olá Ney, 

Agradecemos a sua participação na Comunidade de Energias Renováveis.
Devido ao período de férias, a nossa capacidade de resposta está temporariamente reduzida, mas voltaremos com brevidade para responder a esta e muitas outras questões. 

Agradecemos, desde já, a sua compreensão.  

Equipa de Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.