última atualização: 17/10/2017

Piso Radiante Hidráulico + Caldeira de Condensação

Boa tarde

Vou adquirir um apartamento (tipo T3) com aproximadamente 130m2, e estou a pensar colocar piso radiante hidráulico.

A contrapartida, é que como estou limitado em termos de espaço, sendo que o empreiteiro propôs-me a colocação de uma caldeira de condensação, que estará ligada aos painéis solares.

Gostaria de saber:

1) quais as contrapartidas de ser uma caldeira de condensação, ao invés de uma bomba de calor?

2) tempo médio para aquecer o apartamento a 22ºC, tendo em conta que o pavimento será em flutuante nos quartos e cêrâmico nas restantes divisões?

3) Qual a previsão de consumo médio mensal de gás, ao optar pelo piso radiante ao inves dos radiadores?

Obrigado!

Ricardo Santos

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/10/2017

Olá Ricardo,

Caso opte por investir em piso radiante, do ponto de vista da eficiêcia, a bomba de calor seria uma boa opção. O piso radiante além de lhe proporcionar um conforto mais uniforme, a sua baixa temperatura de funcionamento (a rondar os 30ºC) permite um rendimento mais elevado da mesma.

Por outro lado uma caldeira de condensação já se consegue obter eficiências elevadas e talvez com custo bastante mais baixo.

No seu caso de um apartamento com uma área útil de 130m2, a instalação de uma bomba de calor poderá não se justificar, isto se pensarmos numa relação preço/qualidade.

Relativamente ao consumo e tempo médio para aquecimento, é de muito difícil determinação, contendo muitos fatores externos, frequência do uso do sistema e factores sazonais . Lembre-se que o pavimento radiante, visto ser mais lento até atingir a temperatura máxima, tem uma utilização contínua não devendo ser desligado, mas sim reduzido ao seu consumo mínimo.

Já pediu alguns orçamentos para comparar os preços e consumos da caldeira vs Bomba de calor? Aguém foi a sua casa fazer o estudo técnico?

Cumprimentos
Bruno Miguel
Equipa CLEAR Portugal