Piso Radiante Hidráulico + Caldeira de Condensação
Boa tarde
Vou adquirir um apartamento (tipo T3) com aproximadamente 130m2, e estou a pensar colocar piso radiante hidráulico.
A contrapartida, é que como estou limitado em termos de espaço, sendo que o empreiteiro propôs-me a colocação de uma caldeira de condensação, que estará ligada aos painéis solares.
Gostaria de saber:
1) quais as contrapartidas de ser uma caldeira de condensação, ao invés de uma bomba de calor?
2) tempo médio para aquecer o apartamento a 22ºC, tendo em conta que o pavimento será em flutuante nos quartos e cêrâmico nas restantes divisões?
3) Qual a previsão de consumo médio mensal de gás, ao optar pelo piso radiante ao inves dos radiadores?
Obrigado!
Ricardo Santos
Olá Ricardo,
Caso opte por investir em piso radiante, do ponto de vista da eficiêcia, a bomba de calor seria uma boa opção. O piso radiante além de lhe proporcionar um conforto mais uniforme, a sua baixa temperatura de funcionamento (a rondar os 30ºC) permite um rendimento mais elevado da mesma.
Por outro lado uma caldeira de condensação já se consegue obter eficiências elevadas e talvez com custo bastante mais baixo.
No seu caso de um apartamento com uma área útil de 130m2, a instalação de uma bomba de calor poderá não se justificar, isto se pensarmos numa relação preço/qualidade.
Relativamente ao consumo e tempo médio para aquecimento, é de muito difícil determinação, contendo muitos fatores externos, frequência do uso do sistema e factores sazonais . Lembre-se que o pavimento radiante, visto ser mais lento até atingir a temperatura máxima, tem uma utilização contínua não devendo ser desligado, mas sim reduzido ao seu consumo mínimo.
Já pediu alguns orçamentos para comparar os preços e consumos da caldeira vs Bomba de calor? Aguém foi a sua casa fazer o estudo técnico?
Cumprimentos
Bruno Miguel
Equipa CLEAR Portugal