última atualização: 08/02/2019

Climatização + AQS - Casa no Tâmega 4 Pessoas

Bom dia,

Estou a pensar construir casa. O projeto é para uma casa de cerca 160m2, térrea, com boa exposição solar, na zona do tâmega e sousa, para 4 pessoas. Obrigatoriamente virada a Norte mas como já referi, uma excelente exposição solar. Tenho pesquisado muito acerca do sistema de climatização e continuo ainda com muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito ao investimento inicial.

Estava a pensar em bomba de calor que fizesse as AQS e psio radiante hidráulico, com painel fotovoltaico, para o inverno e ar condicionado para o verão. Será a melhor opção? Qual o custo aproximado?

E se for uma bomda de calor que fizesse quente e frio, com piso radiante? Também dá para AQS? E o custo?

Soluções económicas e eficientes, existem?

Desculpem ser um bocado abstrato, mas como ainda estou em fase de projeto, queria prever o máximo de opções para poder tomar uma decisão que não implique alterações posteriores.

Obrigado.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
07/02/2019

Olá Carlos,

Pode dizer-nos a frequencia de uso do sistema de climatização. Pretende aquecer e arrefecer a casa de maneira contínua, grande parte do dia/noite ou vai utilizar o sistema esporádicamente?

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
CARLOS MANUEL FERREIRA DA CUNHA CARVALHO ,Respondeu:
07/02/2019

O sistema de climatização será para usar grande parte da noite, dado que durante o dia estamos a trabalhar.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
07/02/2019

A Bomba de calor com piso radiante deve ser usado de forma contínua, ou seja apesar de ter um coeficiente de performance muito competitivo ira consumir energia quando não está a ser necessária e com o alto investimento da mesma acaba por não compensar.

Aconselhamos neste caso a começar a pensar numa solução em que o investimento seja mais em conta com custo de utilização igualmente competitivos. Neste sentido o Ar-condicionado poderá ser uma opção. Já pesquisou sobre este equipamento?

Tem acesso a gás Natural?

Equipa Energias Renováveis

User name
CARLOS MANUEL FERREIRA DA CUNHA CARVALHO ,Respondeu:
07/02/2019

Não tenho acesso a gás natural. e se for lareira com recuperador de calor e piso radiante para aquecimento e ar condicionado para arrefecimento?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
08/02/2019

A vantagem de um sistema de ar condicionado é porque tem a dupla função de arrefecer e aquecer o ar (tanto no verão, como no inverno) com muita rapidez e a custos igualmente competitivos.

A colocação de um recuperador de calor para piso radiante fica ao seu critério, consoante a sua necessidade ou preferência. No entanto, economicamente falando, basta-lhe apenas investir num equipamento para aquecer a casa, se a potência necessária for bem dimensionada. Atualmente, encontra ares condicionados onde a insuflação do ar é feita por grelhas nas divisões requeridas sem ver as unidades interiores. Se a sua casa está em projeto, esta poderá ser uma boa solução.

O sistema solar térmico é quase sempre aconselhável para habitações primárias, desde que haja boa exposição solar. A preocupação recai sobre qual o apoio a dar a este sistema nos meses mais desfavoráveis. Não tendo gás natural, terá de recorrer a um esquentador a gás propano/butano, com custos superiores ao gás natural. Outra alternativa, passaria por uma resistência/termoacumulador, que tem custos de utilização elevados, mas que poderia utilizar durante 30% do ano, aproximadamente.

A hipótese da Bomba de calor para AQS (Águas Quentes Sanitárias) também são uma boa opção pois, hoje em dia, encontra estes sistemas a preços mais favoráveis e com custos de utilização mais competitivos para um agregado familiar de 4 ou mais pessoas. Pode sempre agregar os painéis solares térmicos ao acumulador da Bomba de calor aumentando a eficiência energética, mas, neste caso, o investimento é maior.

Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.