User name
SOFIA TERRAO
07/07/2018

Ariston Velis Evo, Lydos Hibrid ou Nuos EVO

Boa tarde, 

Estou neste momento a remodelar uma casa para a minha família (3 adultos e 3 crianças) e estamos altamente indecisos quanto à melhor solução para o aquecimento de águas sanitárias.

Na nossa casa actual temos termoacumulador de 100lts e estamos contentes com a rapidez com que temos água quente nas banheiras, apesar de termos uma factura de electricidade elevada. 

Ainda assim a nossa opção para a casa nova iria seguir a mesma opção, provavelmente com o Ariston Velis Evo de 100lt pois pelo marketing (e pela etiqueta energética) é mais eficiente do que os termoacumuladores "normais". O problema é que nas nossas pesquisas encontrei um estudo da DECO (de Janeiro de 2017) que simplesmente demonstra que o termoacumulador eléctrico é de longe a solução mais cara: www.deco.proteste.pt/.../bombas-de-calor-poupe-ate-1157-ao-ano-na-agua-quente

Ficámos espantados ao ver que a solução mais eficiente é a bomba de calor seguida de um simples esquentador a gás natural o que baralhou completamente a nossa opinião inicial para o nosso apartamento.

Em relação ao esquentador, e apesar de haver gás natural no prédio, não nos agrada o facto de haver um aparelho de queima dentro de casa nem o barulho associado à queima e à ventilação, pelo que se possível gostaríamos de evitar. Assim resta-nos procurar uma solução a electricidade mas mais eficiente do que o termoacumulador "normal".

Em relação à bomba de calor, penso que é a mais eficiente, sendo que há a possibilidade de não instalar máquina no exterior. Num cenário um pouco mais em conta encontrei o Ariston Lydos Hybrid, que parece ser um aparelho intermédio entre o termoacumulador convencional e a bomba de calor. Não percebi bem a diferença entre estes dois equipamentos. Alguém tem conhecimento? O que aconselham?

Além disso gostaria de saber se nestes dois últimos casos é possível instalar estes equipamentos dentro de um móvel ou por causa da circulação de ar tem de estar "à vista"? Alguém sabe dizer se a máquina faz muito barulho? Por último, os 100lts destes 2 equipamentos equivalem ao mesmo perfil de utilização de um termoacumulador convencional ou por demorarem mais a aquecer a água devemos optar por uma capacidade superior?

Muito obrigado pela vossa atenção e disponibilidade. 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/07/2018

Olá Sofia,

Estamos a investigar para responder da melhor maneira à sua questão e publicaremos assim que possível. 

Convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores! 

A posição da DECO Proteste é neutra em relação a este equipamento publicitado como sendo hibrido entre termoacumulador e bomba de Calor.

Esta neutralidade deve-se ao facto de o equipamento referido ainda não ter sido testado pelo nosso centro de estudos.

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.