última atualização: 13/03/2023

AQS

Boa noite,

Estou a construir uma casa, que irá ter 2 casas de banho completas e uma de serviço.Não há gás canalizado acessível.Vai ser habitada por mim diariamente, ao fim de semana terá mais uma pessoa, nalguns fins de semana e em períodos de verão terei mais 2 a 6 pessoas em casa. Portanto, uma pessoa a viver permanentemente, mais uma aos fins de semana (mas não sempre) e entre 4 a 7 pessoas em partes do verão.Não gostaria de andar com bilhas de gás, mas o esquentador ainda me parece o sistema de AQS mais flexível para quem quer ter água quente sem limite.Por outro lado, gostaria de ter apenas aparelhos elétricos e poder aproveitar a instalação de painéis solares, nomeadamente FV, embora esteja aberto a solar térmico.Já percebi que as bombas de calor são extremamente eficientes no que diz respeito ao consumo de energia.Mas será que se adequa ao meu padrão de consumo, como descrevi acima?Enfim, ter uma bomba de calor para 20 a 30 dias/ano de uso por mais de que uma a duas pessoas? O alto investimento parece que dificilmente compensará em menos de 10 anos (ou mais), ou estou a ver mal?Eventualmente, optando por bomba de calor, poderia pensar em usá-la para o aquecimento da água de piscina, mas também aí não estou certo que apenas uma BC seja suficiente e/ou eficiente para AQS da casa e piscina.Que sistema aconselhariam?

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento de Água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/03/2023

Esquentador a gás engarrafado: O esquentador a gás engarrafado é uma opção simples e económica para fornecer água quente em sua casa. Embora não seja tão eficiente quanto outras opções, pode ser uma boa escolha se quiser evitar o investimento inicial de uma bomba de calor ou de um sistema solar térmico. No entanto, será necessário ter em conta o custo e a logística de abastecimento das garrafas de gás.

Sistema de aquecimento solar térmico: Um sistema de aquecimento solar térmico é uma opção mais ecológica e pode ser uma boa escolha se estiver interessado em aproveitar a instalação de painéis solares. Esse sistema utiliza a energia do sol para aquecer a água em coletores solares no telhado, que é armazenada em um tanque térmico para uso posterior. No entanto, pode ser um pouco mais caro do que um esquentador a gás.

Bomba de calor para água quente sanitária: A bomba de calor é um sistema altamente eficiente que utiliza energia elétrica para extrair o calor do ar ambiente e transferi-lo para a água, aquecendo-a. Embora possa ser um pouco mais caro do que as opções anteriores, a bomba de calor pode economizar significativamente na sua conta de eletricidade e é uma opção mais ecológica. No entanto, pode levar alguns anos para recuperar o investimento inicial.

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/02/2023
Melhor resposta

Bom dia,

 

Tendo em conta os dados apresentados podemos aconselhar o seguinte:

 

  • A produção das AQS tem como base um consumo de 40l/pessoa/dia e sendo assim para uma situação normal necessitaria de um mínimo de acumulação de 80L. Tendo em conta que tem três Wc´s o ideal é mesmo ter a produção das AQS por acumulação e não instantânea (ex: esquentador). Desta forma consegue ter caudal para ter dois pontos de água quente a funcionar ao mesmo tempo. Outro aspeto importante é ver a distância desde o depósito aos wc´s que se for distante deverá colocar um sistema de recirculação das AQS, conseguindo assim uma redução no consumo de água e uma entrega mais rápida da água quente.

 

  • Pode optar por uma bomba de calor de 200L com uma serpentina para posteriormente poder ligar os painéis solares térmicos. Se for uma BC Monobloco é mais fácil a instalação mas normalmente precisa de ter uma ligação de condutas de ar para o exterior, com um mínimo de 150mm cada.

No caso da unidade exterior ficar separada, então o técnico que for instalar a BC tem ser certificado para manuseamento de gases fluorados.

 

  • Nos dias em que tiver um consumo superior coloque a BC com a resistência ligada em modo permanente para que assim tenha água quente suficiente para os banhos.

 

  • Para o aquecimento da piscina pode ter uma BC independente, mas tenha em consideração que piscinas aquecidas deverão ter uma proteção do espelho de água.

 

  • Quanto ao FV verifique qual a orientação e dimensão dos telhados e se possível prepare os pontos de fixação das estruturas e toda a infraestrutura no interior da casa. Pode por exemplo colocar o inversor na mesma zona técnica onde fique a BC.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/02/2023

Ninguém tem um sugestão?