• DECO PROTESTE
  • Comunidade Energias Renováveis: siga as nossas dicas

Comunidade Energias Renováveis: siga as nossas dicas

Como começar? Saiba como tirar melhor partido da comunidade.

Regras gerais

Que comportamento é esperado por parte dos utilizadores?

"Seja amável e respeitador" é um princípio que exige que as pessoas tratem as outras pessoas na comunidade com civismo, respeito e consideração. Respeite opiniões e crenças diferentes ou opostas. Tente ouvir e entender os outros com quem possa discordar. Incentive os outros na comunidade a serem amáveis e respeitadores. Não coloque mensagens ofensivas: é estritamente proibido colocar qualquer material que seja considerado falso, difamatório, impreciso, abusivo, vulgar, odioso, obsceno, profano, sexual, ameaçador, invasivo da privacidade pessoal e tudo o que possa violar a lei. Ataques pessoais não são permitidos na comunidade.

E se eu vir algo com que não concordo?

Pontos de vista alternativos são uma parte fundamental da troca de experiência desde que os seus comentários sejam respeitosos. Não retalie, nem viole as regras da comunidade, mesmo quando alguém for insultuoso.

Como denunciar má conduta de outro utilizador da comunidade?

Pode denunciar o comportamento de outros utilizadores que violem as regras da comunidade. Envie um email para clear@deco.proteste.pt

Como evitar lixo eletrónico?

Evite anúncios ou fornecer dados pessoais: é proibido anunciar no fórum, publicar ofertas comerciais e/ou inserir links para sites comerciais. Se alguém estiver a ser abusivo contra si ou contra a mensagem que colocou na comunidade, poderá solicitar ao moderador que avalie a situação e, se for o caso, remova a mensagem.

Iniciar uma conversa

Que questões/conversas devo evitar?

Todas as perguntas são bem-vindas, desde que o seu conteúdo esteja relacionado com a comunidade. Comece por fazer um bom título. Use palavras relacionadas ao tema. Seja breve e explícito e vá direto ao assunto. Quanto mais simples a pergunta, mais fácil será para a comunidade encontrar uma resposta. Não forneça informações pessoais como números de telefone ou moradas. A comunidade tem o objetivo de compartilhar informações, opiniões e experiências, permitindo que os utilizadores aprendam e se envolvam nos temas do seu interesse. Para tal, a comunidade tentará, sempre que possível, recorrer a especialistas devidamente qualificados para avaliar e obter as melhores soluções para o seu caso.

Que temas posso colocar?

Antes de iniciar uma conversa/questão nova, procure na comunidade se existe algum tópico relacionado já em discussão. Os utilizadores podem colocar perguntas e responder às mesmas, caso o tema seja pertinente e contribua para toda a comunidade.

Como faço para encontrar tópicos nos quais estou interessado?

Através das “tags”: é obrigatório “marcar”, com palavras-chave (tags), todas as perguntas feitas na comunidade. Cada uma dessas tags têm a sua própria página associada com todo o conteúdo relacionado sobre esse assunto. Para encontrar perguntas sobre um tópico existente na comunidade, visite a secção de tags populares ou efetue uma pesquisa usando uma tag especifica. Se clicar numa tag em qualquer lugar no site, seja na página de tags ou nas tags abaixo de uma conversa, verá uma lista de todas as conversas associadas a essa tag. Use a barra de pesquisa: todas as conversas na comunidade serão indexadas a um mecanismo de pesquisa. Para efetuar a sua, digite os termos na caixa de procura e clique em "enter".

Responder a perguntas e comentários

O que é a "melhor resposta" e para que serve?

Encorajamos os membros da comunidade a sinalizar as conversas mais úteis. Se encontrar uma resposta que considera importante, clique no botão "melhor resposta" na parte inferior da conversa. Ao fazer isso, está a ajudar a encontrar as respostas mais corretas para as suas questões. As respostas mais úteis são marcadas por um sinalizador colorido e um rótulo ao lado da resposta, para que sejam fáceis de encontrar entre todas as respostas. Se 5 membros votarem na mesma “melhor resposta”, esta será destacada automaticamente na secção de comentários.

O que devo fazer para obter respostas úteis às minhas perguntas?

Antes de mais, assegure-se de que fez uma boa pergunta. Para obter melhores respostas, talvez seja necessário investir algum tempo na construção do seu texto. Tente documentá-lo com informações válidas ou factuais. Dessa forma, a sua pergunta será direcionada para a página inicial atraindo mais pessoas e obtendo mais respostas.

Moderação

Por que motivo algumas perguntas são excluídas?

Perguntas que estão fora do tópico ou de muito baixa qualidade, podem ser removidas sob critério da comunidade e/ou dos moderadores. As conversas mais antigas e entretanto encerradas, se não forem úteis, também poderão ser removidas. O mesmo pode acontecer com perguntas que não têm atividade significativa durante um longo período de tempo.

Por que motivo o meu comentário não foi publicado?

O seu comentário deve aparecer imediatamente. No entanto, isso nem sempre acontece. Se o seu comentário incluir um link para um site ou para um endereço de e-mail, a publicação do mesmo ficará pendente até que um dos moderadores verifique a conformidade da informação colocada. Só assim garantimos que todos os links são relevantes e apropriados os outros utilizadores. Este processo de moderação pode demorar mais durante o fim de semana ou nos feriados. Esta página tem também um filtro de spam automático que verifica todos os comentários antes de os publicar. Se achar que o nosso filtro de spam bloqueou o seu comentário erroneamente, por favor, contacte-nos pelo e-mail: clear@deco.proteste.pt.

O meu comentário foi publicado, mas desapareceu. Porquê?

Embora tenhamos optado por deixar todos os comentários publicados imediatamente, se o seu comentário violar as regras da comunidade, os nossos moderadores reservam o direito de o remover sem aviso prévio. Se for o caso, tentaremos deixar claro a razão porque foi removido. Se entender que o seu comentário não violou as regras e discordar da sua remoção, contacte-nos para analisarmos a situação: clear@deco.proteste.pt.

O meu comentário foi editado pelo moderador. Porquê?

É importante que os utilizadores sigam as regras da comunidade. Por vezes, as regras são quebradas parcialmente. Os moderadores podem decidir editar parte do seu comentário e reter a informação que considerarem importante para a comunidade. Caso tenha dúvidas sobre o modo como a sua mensagem foi editada por um moderador, contacte-nos través de clear@deco.proteste.pt.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.