- Está aqui:
- Página inicial
- Casa
- Comprar e vender casa
- Comprar casa: quanto custa formalizar?
Comprar casa: quanto custa formalizar?

Simule o custo do documento particular ou escritura e do registo da compra e hipoteca nos vários serviços: Balcão Único, nas conservatórias e outras entidades, Casa Pronta ou notários.
Acessível nas conservatórias e lojas do cidadão do País, o Casa Pronta é válido para prédios urbanos, rústicos e mistos e para um conjunto de negócios como compra e venda, mútuo de hipoteca e transferências de empréstimos, através de documento particular, na hora e num único local.
O Balcão Único pode ser alternativa: permite formalizar o negócio por documento particular autenticado e registo num só local, mas o preço difere com a entidade (advogados, notários privados, solicitadores ou câmaras de comércio e indústria). Nas conservatórias, é fixo.
Caso não possa optar por um serviço associado ao Balcão Único, o ato que vai realizar exija escritura ou pretenda realizar o ato por escritura, tem de recorrer aos notários.
Casa Pronta
Na maioria das conservatórias de registo predial, lojas do cidadão e nalgumas agências bancárias. Processo concluído no dia se usar 1 de 6 modelos predefinidos. Exige marcação prévia para contrato diferente. Contrato formalizado por documento particular autenticado. Usufrui de desconto se fizer o pedido via online.
Balcão Único das conservatórias
Disponível nas conservatórias de registo predial do País. Processo concluído no dia, mas tem de levar um contrato pré-redigido, por exemplo, por um advogado ou solicitador. Contrato formalizado por documento particular autenticado. Registos em papel (não podem ser feitos via eletrónica).
Balcão Único das outras entidades
Advogados, notários privados, solicitadores ou câmaras de comércio e indústria. Processo concluído no dia. Contrato formalizado por documento particular autenticado. Só o custo dos registos é fixo e conhecido à partida: € 250 ou € 500 para contratos apenas com compra e venda ou incluindo a hipoteca, respetivamente. É preciso somar o valor da redação e da autenticação do documento particular. Os registos eletrónicos têm um desconto de 20% já integrado no valor que apresentamos.
Notário público
Tem de deslocar-se às finanças, câmara municipal, conservatória e notário para tratar dos documentos, impostos, escritura e registos. Contrato é formalizado por escritura pública.
Notário privado
Lista completa dos serviços disponíveis, na página da Ordem dos Notários, na Net. Se recorrer ao atendimento tradicional, tem de deslocar-se às finanças, câmara municipal, conservatória e notário para tratar dos documentos, impostos, escritura e registos. Se usar o Casa Simples, Casa Segura, o notário encarrega-se de todo o processo. Em ambos os casos, o contrato é formalizado por escritura pública e o preço livre. Para comparar, use como referência o custo do serviço Casa Pronta.