Server Error
Server Error

Início

Os novos tarifários TMN Classe Económica apresentam-se em pacotes mensais de voz (Soft, Regular e Plus) e custam entre 12,50 e 50 euros. Quanto mais caro é o pacote, maior é o número de países onde pode ser utilizado e menor o custo por minuto das chamadas. Mas o valor que não gastar em roaming não pode utilizar em Portugal, nem é devolvido.

Já o Vodafone Easy Roaming tem um custo fixo de € 2,99 por dia, que se soma ao custo das comunicações. Estas são taxadas pelos preços em vigor para o tarifário que utiliza em Portugal. Mas só pode utilizar o Vodafone Easy Roaming nos países com acesso às redes dos operadores Vodafone e seus parceiros: na prática, significa uma cobertura de apenas alguns países da zona 1 (essencialmente União Europeia) e dois países da zona 2 (Albânia e Turquia).

O custo fixo diário é também um inconveniente: se estiver de férias no estrangeiro durante 7 dias e fizer apenas uma chamada por dia, gastará € 20,93 mais o custo das chamadas. Para receber chamadas, não devia pagar o custo diário. Mas a Vodafone não é muito clara, pois indica “este valor só é cobrado nos dias em que utilizar o serviço”. Além disso, há restrições na duração das chamadas recebidas: são gratuitas, até ao limite de 60 minutos por chamada; depois, é aplicada a tarifa-base de roaming.