Notícias

Vodafone Red: 2 anos de fidelização penalizam descida de preço

21 fevereiro 2014 Arquivado
Vodafone Red

21 fevereiro 2014 Arquivado

O tarifário Red ficou mais barato. O preço é convidativo, mas o período de fidelização de 24 meses é muito penalizador.

Numa altura em que quase não existe concorrência nos serviços quádruplos, a Vodafone baixou em € 10 o preço do primeiro e do segundo cartão de telemóvel do tarifário Red, para adesões até 7 de março, e apresenta uma proposta aliciante. Embora o Meo Unlimited e o Optimus Smart anunciem uma promoção idêntica, não têm como opção a adesão a um serviço triplo com condições especiais, como faz a Vodafone. Contas feitas, esta operadora permite a contratação dos serviços de televisão, telefone fixo, Internet e 2 números de telemóvel por € 59,70 mensais. Quem quiser juntar 4 números de telemóvel, pagará € 74,70 por mês. Pelos mesmos quatro serviços a Meo e a Zon cobram mais 20 euros.

Um dos pontos negativos desta proposta é o prazo de fidelização, que impede a mudança para propostas mais vantajosas durante 2 anos. Este prazo já era habitual nos contratos que incluíam televisão, Internet e telefone fixo, mas, com esta promoção, a Vodafone aplica-o também aos clientes que só contratem o serviço de telemóvel.

Concorrência no quádruplo

Se pretende juntar os quatro serviços de telecomunicações numa única operadora, a proposta da Vodafone é a mais barata. Além do preço, há outros aspetos a considerar, como os canais de televisão incluídos, os minutos e destinos internacionais das chamadas do telefone fixo, o funcionamento do serviço em vários dispositivos móveis e o acesso a hotspots Wi-Fi gratuitos.

Tarifários de três operadoras em confronto
  Vodafone RED ZON 4i Meo M4O
Telefone fixo 3000 min. para rede fixa nacional e 1000 min. para internacional (30 países) Gratuito para rede fixa nacional e internacional (50 países) Gratuito para rede fixa nacional e 1000 min. para internacional (50 países)
Televisão 130 canais (14 de rádio e 6 de jogos, trailers, karaoke) 116 canais (17 de rádio) 120 canais (30 de rádio)
Box Incluída Incluída (HD), com 500 horas de gravação na "nuvem" Incluída (DVR Full HD) por € 1, durante 24 meses
Internet 100 Mbps 100 Mbps 100 Mbps
Telemóvel 5000 min./sms para Vodafone e 2000 min./sms para outras redes móveis e fixas
200 MB Net móvel
2000 min.+ 2000 sms para todas as redes móveis e fixas
200 MB Net móvel
2000 min.+ 2000 sms para todas as redes móveis e fixas
200 MB Net móvel
TOTAL com 2 números € 59,70 € 79,99 € 80,99
TOTAL com 4 números € 74,70 € 94,99 € 95,99

Fidelização penaliza móvel

Em qualquer operadora, é exigido um período de fidelização de 24 meses a quem contratar os serviços quádruplos. Ter os serviços de televisão, Internet e telefone fixo na mesma operadora durante 2 anos limita muito a mobilidade do consumidor, devido aos custos com a rescisão antecipada do contrato. Ao juntar o telemóvel, passa a ser mais um serviço sem possibilidade de mudança, mesmo que surjam condições melhores.

Atualmente, quando se escolhe um tarifário de telemóvel não basta analisar as comunicações feitas. Há que considerar também as recebidas. Na verdade, a liberdade de se ligar para diferentes redes ao mesmo preço pode não ser uma realidade para os nossos contactos mais frequentes. Estes podem ter custos mais elevados quando ligam para redes diferentes da sua. Esta realidade é válida, sobretudo, para os jovens que podem querer mudar para a operadora e o tarifário mais usados pela sua rede contactos frequentes, para todos pouparem nas chamadas e sms.

Antes de contratar um serviço quádruplo, cabe ao consumidor decidir se está disposto a ficar com vários serviços “presos” à mesma operadora durante 2 anos. Conheça os tarifários mais indicados para si no nosso simulador.


Imprimir Enviar por e-mail