Notícias

Televisão em pacotes enfrenta serviços de streaming

13 maio 2016
Os serviços de streaming mudaram a forma de ver televisão em países como os Estados Unidos, mas não têm ainda força suficiente em Portugal.

Os serviços de streaming como o Netflix e o N Play trouxeram novas armas para a batalha entre operadoras. Conheça as vantagens destes conteúdos. Poderão destronar os serviços de TV dos operadores de telecomunicações em Portugal?

Ver na TV as séries das apps

Partilhamos uma seleção de quatro “truques” que o ajudarão a fazer as ligações necessárias para, depois de descarregar as aplicações, aceder aos conteúdos na sua televisão.

1. Dispositivo com acesso à app 

Quando a app do serviço vem no televisor ou na caixa descodificadora do operador, tudo é mais prático. 

A app do Netflix está disponível em muitos aparelhos de SmartTV; os clientes da Vodafone podem aceder-lhe na caixa descodificadora. Já a app do N Play está presente na caixa descodificadora da NOS. Também pode usar a app noutro aparelho ligado ao televisor, como alguns leitores multimédia, consolas de jogos recentes e leitores multimédia ou de Blu-ray. 

O Netflix é compatível com todas estas soluções. O RTP Play, o TVI Player, o FOX Play e o N Play correm só em leitores mutimédia Android.

2. Entrada HDMI ou micro-HDMI

Se o seu computador tiver uma saída HDMI, só tem de aceder ao serviço de streaming através do browser e ligar o computador ao televisor com um cabo HDMI. 

A televisão passa a funcionar como monitor do computador e permite visualizar os conteúdos. No caso de o seu computador, smartphone ou tablet dispor de uma saída micro-HDMI, o que não é muito frequente, pode ligar um cabo micro-HDMI para HDMI ao televisor.

O vídeo e o som são transmitidos através deste cabo, que é compatível com conteúdos em alta definição (HD).

3. Transmissão sem fios

Pode passar os conteúdos do smartphone para o televisor com uma ligação sem fios. Um truque simples é usar a função de screen mirroring. No entanto, este método pode envolver problemas de fluidez a reproduzir os vídeos e transmitir as legendas. 

Se o seu televisor não estiver preparado para o screen mirroring ou se esta funcionalidade não funcionar quando o emparelha com o seu smartphone, recorra a um aparelho miracast, que se liga a uma entrada HDMI da TV e é alimentado por USB. Depois, é ativada a função de screen mirroring no smartphone e este liga-se ao aparelho miracast.

4. Google Chromecast

Outra opção no caso do Netflix passa por recorrer ao Google Chromecast (primeira ou segunda versão), para transmitir os conteúdos para a televisão. Este dispositivo da Google pode ser ligado a uma entrada HDMI da televisão e ao router da rede doméstica. Depois, cria uma rede Wi-fi, à qual deve ligar o smartphone. 

Para tal, tem de instalar no smartphone as apps do Chromecast e do Netflix. Emparelhado o smartphone e o Chromecast, na app do Netflix, selecione a opção “Cast”. Durante a reprodução, pode selecionar legendas, aceder a uma lista de episódios e avaliar os conteúdos.

Alguns modelos de televisores mais recentes, com sistema operativo Android, possuem a função “Cast”, pelo que estão aptos a transmitir estes conteúdos sem a ajuda do Chromecast.