Notícias

Televisão em pacotes enfrenta serviços de streaming

Ver na TV as séries das apps

Partilhamos uma seleção de quatro “truques” que o ajudarão a fazer as ligações necessárias para, depois de descarregar as aplicações, aceder aos conteúdos na sua televisão.

1. Dispositivo com acesso à app 

Quando a app do serviço vem no televisor ou na caixa descodificadora do operador, tudo é mais prático. 

A app do Netflix está disponível em muitos aparelhos de SmartTV; os clientes da Vodafone podem aceder-lhe na caixa descodificadora. Já a app do N Play está presente na caixa descodificadora da NOS. Também pode usar a app noutro aparelho ligado ao televisor, como alguns leitores multimédia, consolas de jogos recentes e leitores multimédia ou de Blu-ray. 

O Netflix é compatível com todas estas soluções. O RTP Play, o TVI Player, o FOX Play e o N Play correm só em leitores mutimédia Android.

2. Entrada HDMI ou micro-HDMI

Se o seu computador tiver uma saída HDMI, só tem de aceder ao serviço de streaming através do browser e ligar o computador ao televisor com um cabo HDMI. 

A televisão passa a funcionar como monitor do computador e permite visualizar os conteúdos. No caso de o seu computador, smartphone ou tablet dispor de uma saída micro-HDMI, o que não é muito frequente, pode ligar um cabo micro-HDMI para HDMI ao televisor.

O vídeo e o som são transmitidos através deste cabo, que é compatível com conteúdos em alta definição (HD).

3. Transmissão sem fios

Pode passar os conteúdos do smartphone para o televisor com uma ligação sem fios. Um truque simples é usar a função de screen mirroring. No entanto, este método pode envolver problemas de fluidez a reproduzir os vídeos e transmitir as legendas. 

Se o seu televisor não estiver preparado para o screen mirroring ou se esta funcionalidade não funcionar quando o emparelha com o seu smartphone, recorra a um aparelho miracast, que se liga a uma entrada HDMI da TV e é alimentado por USB. Depois, é ativada a função de screen mirroring no smartphone e este liga-se ao aparelho miracast.

4. Google Chromecast

Outra opção no caso do Netflix passa por recorrer ao Google Chromecast (primeira ou segunda versão), para transmitir os conteúdos para a televisão. Este dispositivo da Google pode ser ligado a uma entrada HDMI da televisão e ao router da rede doméstica. Depois, cria uma rede Wi-fi, à qual deve ligar o smartphone. 

Para tal, tem de instalar no smartphone as apps do Chromecast e do Netflix. Emparelhado o smartphone e o Chromecast, na app do Netflix, selecione a opção “Cast”. Durante a reprodução, pode selecionar legendas, aceder a uma lista de episódios e avaliar os conteúdos.

Alguns modelos de televisores mais recentes, com sistema operativo Android, possuem a função “Cast”, pelo que estão aptos a transmitir estes conteúdos sem a ajuda do Chromecast.