Notícias

Telemóvel: sms decidem tarifário dos jovens

21 fevereiro 2013 Arquivado

21 fevereiro 2013 Arquivado

Os jovens escrevem muito no telemóvel e são de poucas falas. Para a fatura mensal do telemóvel não disparar, o melhor é optar por um tarifário com muitas mensagens gratuitas.

Com um vocabulário muito próprio, rico em sinais de pontuação e abreviaturas, os jovens são de poucas palavras ao telefone e enviam mensagens curtas, mas em grande quantidade. Mas, dada a oferta atual de tarifários das operadoras, é difícil fugir aos que incluem sms gratuitas.

O peso dos contactos

Para atrair e fidelizar os jovens, as operadoras criaram os tarifários que apostam numa “comunidade”. Estes incluem chamadas e sms gratuitas entre clientes com o mesmo tarifário, bem como tráfego para a Internet no telemóvel. Também abrangem o envio de determinada quantidade de sms gratuitas para números da mesma rede ou até da concorrência.

Com base na premissa de que os jovens fazem poucos telefonemas e enviam muitas sms, verificámos os tarifários das várias operadoras. Para descobrir o melhor, comece por analisar qual a rede e, se possível, o tarifário das pessoas com quem mais comunica. Apenas na Vodafone pode compensar um tarifário diferente consoante a quantidade de chamadas. Na Optimus e na TMN, o TAG 25 e o Moche Sub 25, respetivamente, são os mais indicados para quem concentra a maioria dos contactos numa destas redes e tarifários.

Familiares e amigos em várias redes

E quem tem amigos distribuídos pelas 3 principais operadoras? Também fizemos as contas para esta situação. Incluímos todos os tarifários existentes, mas só mostramos o que fica mais barato em cada rede.

Considerámos um jovem que é de uma dada rede e faz, por mês, 30 chamadas com 1 minuto e meio de duração, dentro da rede, e envia 900 sms equitativamente por contactos das 3 redes. O nosso jovem usa ainda 150 MB de Net. O TMN Moche Sub 25, por incluir 250 sms diárias para qualquer rede, é o que fica mais em conta nas 3 operadoras. Mas atenção: basta as chamadas fora da TMN começarem a aumentar, para poder deixar de compensar.

Tarifários para os mais novos

Procurámos ainda a melhor solução para que os filhos até aos 13 anos estejam contactáveis. A Optimus e a TMN propõem produtos específicos: TAG First e TMN Kids. Implicam uma mensalidade (€ 5), que não é convertida em chamadas, e telefonemas gratuitos para números TAG e Moche. Também é possível definir dois números para falar sem pagar, mas só o TAG First permite que sejam de qualquer rede, pois no TMN Kids têm de ser desta rede. O Vodafone Directo 8 cênt, sem carregamentos obrigatórios, é a solução para quem quer ficar na Vodafone. Na TMN e na Optimus também existem tarifários idênticos ao da Vodafone, sem carregamentos obrigatórios: o Uzo e o Optimus Pop. Contudo, estes tarifários têm políticas de utilização mínima do cartão, para se manter ativo. Obrigam, por exemplo, a receber ou efetuar uma chamada não gratuita num determinado período.