Notícias

Optimus Clix chega ao fim: não aceite penalizações por cancelamento do contrato

08 maio 2014 Arquivado

08 maio 2014 Arquivado

A partir de 15 de maio, os serviços da Optimus Clix encerram, na sequência da fusão entre a Zon e a Optimus. Os clientes não são obrigados a migrar para a Zon e não deve haver penalizações ou encargos associados a essa cessação, mesmo com o período de fidelização em vigor.

A situação foi confirmada através de uma chamada anónima que realizámos para o serviço de apoio ao cliente da Zon Optimus. Foi-nos assegurado que, mesmo estando fidelizado, o cliente não será penalizado pelo fim do contrato. Além disso, apuramos junto da operadora que o cliente não terá quaisquer custos com a entrega dos equipamentos, que serão recolhidos pela operadora em casa no dia agendado.

No entanto, para não ficarem sem serviços de comunicação, os clientes só têm duas opções: contratar um dos novos produtos ZON, que podem ser mais caros do que os serviços que eram disponibilizados pela Optimus Clix, ou subscrever um novo produto de outra operadora. Em qualquer caso, os consumidores estão sujeitos a novo período de fidelização. 

Estas informações não constaram de forma explícita e integral das comunicações escritas enviadas pela Optimus Clix em setembro de 2013, quando informou os clientes sobre o fim dos serviços. A situação causou algumas queixas dos nossos associados, que questionaram se teriam de pagar encargos caso cancelassem o contrato ou se seriam obrigados a subscrever um produto Zon Optimus. Os esclarecimentos completos foram apenas disponibilizados aos clientes que contactaram directamente a operadora. 

Sendo a cessação dos serviços da inteira responsabilidade da Zon Optimus, é nosso entendimento que a empresa deveria tentar cativar os clientes Optimus Clix oferecendo algumas vantagens de produto, preço ou redução do prazo de fidelização máximo nos termos fixados na lei.

Findas as dúvidas sobre o encerramento da Optimus Clix, pode aproveitar a oportunidade para consultar, no nosso simulador dos tarifários de telecomunicações, o serviço que mais se adequa ao seu perfil de utilização. 

Caso a Zon Optimus não cumpra as disposições por nós esclarecidas, reporte a situação ao nosso serviço de informação.