Notícias

Mudar de operadora ou de tarifário: finte os obstáculos mais comuns

Posso cancelar o contrato?

Antes de cancelar o serviço, confirme junto do operador se ainda está no período de fidelização, se tem algum equipamento bloqueado e se o serviço está inserido num pacote.

Mesmo que exista um período de fidelização em curso e que o serviço funcione sem problemas, já não é preciso esperar até ao fim para cancelar o contrato. Se essa for a sua decisão, os encargos que lhe competem devem ser proporcionais às vantagens que obteve e não podem ultrapassar os custos que a operadora teve com a instalação (por exemplo, box, telefone, etc).

Ao longo da fidelização pode, a qualquer momento, pedir ao operador toda a informação relativa ao período que lhe falta cumprir. Dela devem constar todos encargos que terá que suportar em caso de cancelamento antes do fim do contrato.

Telemóvel bloqueado ao operador

Os principais operadores do mercado já anunciaram o fim dos telemóveis bloqueados. Se o seu telemóvel estiver bloqueado, deverá informar-se junto do operador sobre o eventual desbloqueio. Confirme principalmente se implica custos.

Serviço incluído num pacote

Imagine que tem um pacote com vários serviços (televisão, telefone, Internet fixa e telemóvel) e quer cancelar, por exemplo, o tarifário de telemóvel. Dificilmente poderá anulá-lo e manter as condições do restante pacote.

De qualquer forma, pode tentar renegociar as condições do pacote na íntegra. Poderá ser mais fácil se não estiver no período de fidelização. Nesse caso, pergunte à empresa como pode pagar menos com os tarifários de telemóvel contratados à parte.

Fidelização ao operador ou ao tarifário?

Tudo depende do que está estipulado nas condições do contrato. A fidelização pode ser ao operador. Nesse caso, existe flexibilidade para mudar o tarifário, embora possam existir limitações à alteração para um plano mais barato. Se a fidelização se aplicar ao tarifário, está automaticamente fidelizado ao operador. Para que não restem dúvidas, antes de contratar o serviço, leia as condições do contrato e esclareça a que se aplica o período de fidelização.