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Fim do Phone-ix obriga a escolher um novo operador

Desde 1 de janeiro que o Phone-ix, o operador móvel dos CTT, deixou de existir. Os clientes têm até 1 de abril para mudarem de operador e escolherem um novo tarifário. Damos uma ajuda.

  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Maria João Amorim
23 janeiro 2019
  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Maria João Amorim
phone-ix

Se é um dos 12 mil clientes (segundo números da Anacom) do operador móvel dos CTT, o Phone-ix, ficou a saber que a atividade iria cessar no último dia de 2018. Provavelmente, recebeu uma mensagem escrita no telemóvel a informá-lo desta decisão.

Tem agora até 1 de abril para mudar de operador móvel, escolher um novo tarifário e pedir a portabilidade do seu número, se o quiser manter. Entretanto, o Phone-ix entrou em “tempo de quarentena”: cessou a atividade, mas, até que seja extinta de vez, os clientes não ficam sem serviço.

Caso ainda não tenha mudado de operador, é tempo de o fazer. Ajudamos nos passos a dar para se tornar cliente de outro operador — não tem alternativa, tem mesmo de mudar —, para manter o número de telefone e escolher o melhor tarifário. Sendo cliente Phone-ix, o mais certo é que tenha um plano sem mensalidade fixa ou carregamentos obrigatórios. Descobrimos tarifários equivalentes nos outros operadores.

Tem dúvidas? Nós temos respostas

Temos resposta também para outras questões que possam surgir. A generalidade dos tarifários Phone-ix permitia um regime de carregamentos não obrigatórios, concebidos sobretudo para falar e enviar SMS. E, se agora, à boleia da mudança forçada, quiser um tarifário mais completo? Temos uma ferramenta para o ajudar nessa tarefa.

Decidiu que, afinal, prefere passar a pagar um valor fixo todos os meses ou agregar todos os serviços num só pacote? Aconselhamos as opções mais baratas.

Tem saldo acumulado no cartão Phone-ix e não sabe se e como será transferido? Explicamos tudo.

Usava o seu cartão num telemóvel bloqueado à rede MEO? Esclarecemos como resolver a questão.

E ainda nos pomos à disposição, através do nosso serviço de informações, para o elucidar, se restarem dúvidas, ou para o apoiar em caso de litígio com o operador que agora cessa a atividade.

1. Como escolher outro operador e um novo tarifário?

Há soluções para os dois cenários, caso queira ficar com um tarifário sem carregamentos obrigatórios ou mensalidades fixas ou pagar um valor todos os meses

Se é nosso associado, faça login e veja as nossas recomendações de tarifários abaixo. Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.  

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2. Quero manter o número

Terá de solicitar a portabilidade ao novo operador. Pedindo o cartão através da net, este deverá ser-lhe remetido em dois dias úteis a uma semana.

O pedido implica o cancelamento do contrato com o Phone-ix e a realização de contrato com o novo operador. O prazo para a transição é, no máximo, de um dia útil (três, se o contrato for feito à distância). O cliente tem de ser avisado com 12 horas de antecedência face ao momento em que a portabilidade será efetuada. Há um intervalo, que não pode ser superior a 3 horas, em que é possível que fique sem serviço. Se este prazo não for cumprido, o novo operador tem de compensar o cliente em € 2,50 por número de telemóvel, por cada dia de atraso.

Se quiser aderir ao Vodafone Directo, deve fazer o pedido do novo cartão na loja online e preencher o formulário de portabilidade (existe um link na página de compra do cartão). Após receber o cartão, é necessário fazer um carregamento, ligar para o 16911 e selecionar o tarifário Vodafone Directo. Ou então é ir a uma loja Vodafone e tratar de tudo presencialmente.

Mudar para a Uzo: há que ir ao site do operador, clicar em “Adiro já” e em “Quero manter o meu número de telemóvel – aderir”. Preenche o PDF de pedido de portabilidade, imprime, assina e envia com cópia do bilhete de identidade ou do cartão do cidadão (traçada, para não poder ser usada para outros fins) para o e-mail portabilidade@uzo.pt ou por correio para a morada indicada. Vai receber um bónus de € 5 nos primeiros nove carregamentos e o cartão já vem com € 2,50 como adiantamento (descontados depois nos carregamentos).

No caso da NOWO, é ir ao site, clicar em “Simulador”, escolher “Telemóvel”, “Serviço por carregamentos” (também existe o regime de contrato pós-pago), indicar “Quero manter o meu número atual” e preencher o número atual de telemóvel e, no fim, os dados pessoais para envio do cartão (morada) e titular do contrato de prestação do serviço móvel (nome, e-mail, NIF e número de telefone). A alternativa é ir a uma loja Nowo tratar de tudo ao balcão.

3. A portabilidade tem custos?

Geralmente, não. As únicas exceções são a Nowo e a Vodafone, se o cliente escolher um tarifário pós-pago sem fidelização. Nesse caso, há que contar com um custo de portabilidade de € 15 ou € 20, respetivamente. Na Nowo, há ainda um custo de € 9 pelo cartão SIM.

4. Tenho saldo acumulado. E agora? Além disso, o meu telemóvel está bloqueado à rede MEO

Deve contactar o Phone-ix através do e-mail clientes@phone-ix.pt e enviar o comprovativo do IBAN. O operador transfere depois o saldo acumulado no velho cartão para a sua conta no banco.

O telemóvel está bloqueado à rede MEO? Neste caso, pode ser necessário desbloquear o aparelho. Se mudar para a Uzo, não há qualquer complicação, porque os cartões deste operador funcionam em telemóveis bloqueados à rede MEO. Mas, se mudar para outro operador, terá de fazê-lo.

A operação pode não estar isenta de custos: depende de o telemóvel ter sido comprado com contrato de fidelização e de há quanto tempo foi feita a aquisição.

Existe sempre um custo de desbloqueio nos equipamentos adquiridos sem contrato de fidelização.

5. Quer reavaliar o seu perfil de comunicações? Tem dúvidas? Ficou alguma questão por resolver com o Phone-ix?

O Phone-ix servia as necessidades de quem fazia e recebia chamadas, enviava SMS e pouco mais. É possível que agora lhe interesse um tarifário mais completo. Consulte o nosso simulador e encontre o plano ou pacote de serviços que melhor se adapta ao que pretende. Veja as nossas recomendações e atente no que pode poupar.

Se preferir falar, de viva voz, com alguém que o possa aconselhar, ligue para o nosso serviço de informações e indique os tarifários de comunicações móveis e fixas que tem e quanto gasta por mês com cada um deles. Tenha à mão os consumos aproximados de minutos mensais, mensagens e dados no telemóvel. 

Ligue também se ficar com alguma dúvida sobre o fim do Phone-ix, como mudar para um novo operador, ou se tiver algum litígio com este operador.

 

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