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Aviso de portabilidade já não é obrigatório, mas pode ativar o serviço
“Está a ligar para um número que agora pertence à Meo”. A partir de 13 de setembro, vai deixar de ouvir esta mensagem em qualquer operador de telecomunicações, a não ser que peça a sua ativação. Saiba porquê e descubra como manter este serviço.
- Dossiê técnico
- Sofia Costa
- Texto
- Carla Oliveira Esteves
05 setembro 2018

Os operadores de telecomunicações vão deixar de informar, por defeito, se está a ligar para um número que já não pertence à rede tradicionalmente associada aos prefixos 91, 93 ou 96. O regulamento da portabilidade foi alterado, dispensando a obrigatoriedade do aviso, a não ser que o utilizador final o solicite, e entra em vigor a 13 de setembro.
Se não se lembra das condições do seu tarifário de telemóvel, é uma boa altura para as reler. Caso o seu tarifário tenha plafonds e/ou preços distintos consoante a rede de destino, é aconselhável pedir que o operador mantenha o aviso de que está a ligar para um assinante que pertence agora à rede “x”. No quadro explicamos como.
Se não se lembra das condições do seu tarifário de telemóvel, é uma boa altura para as reler. Caso o seu tarifário tenha plafonds e/ou preços distintos consoante a rede de destino, é aconselhável pedir que o operador mantenha o aviso de que está a ligar para um assinante que pertence agora à rede “x”. No quadro explicamos como.
Operador | Como ativar aviso de portabilidade |
---|---|
CTT (Phone-ix) | Em phone-ix.pt, entre em "A Minha Conta" e, de seguida, em "Serviços". |
Chamada gratuita para o 800 209 174. | |
LYCAMOBILE | Chamada gratuita para o 123 (serviço de atendimento automático). Primeiro, escolha a opção 7, e, depois, a opção 1. |
MEO | Chamada gratuita para o 12045 (serviço de atendimento automático). |
Dirija-se a uma loja MEO ou ligue para o 16 200. Esta chamada é paga e tem o custo máximo de € 1,5, se ligar de um número MEO. |
|
NOS | Chamada gratuita para o 1242 (serviço de atendimento automático). Escolha a opção 2 e volte a selecionar a opção 2. |
NOWO (ex-Cabovisão) | Ligue para o 16 800. Este chamada é paga e tem um custo fixo de € 0,95, por chamada, se ligar de um número NOWO. |
Faça o pedido através do e-mail info@nowo.pt. | |
VODAFONE | Chamada gratuita para o 1278. |
UZO | Ligue para o 707 960 000. O custo varia conforme o tarifário UZO. A linha automática gratuita 1234 não parece permitir a ativação do aviso, mas aconselhamos a confirmar, uma vez que as funcionalidades das linhas de apoio podem mudar. |
Faça o pedido através do e-mail info@uzo.pt |