Um router, uma TV e um telemóvel

Como escolher o melhor tarifário de TV, Net e Voz

Ajudamos a encontrar o melhor tarifário de TV, Net e Voz para as suas necessidades. Conheça os pacotes e outras opções existentes no mercado e saiba como poupar nos tarifários de telecomunicações.

Como escolher

Operadores e serviços

Há quatro operadores principais, com cobertura nacional, que fornecem serviços de telecomunicações ao consumidor em Portugal: MEO, NOS, NOWO e Vodafone. E há também um operador móvel virtual, a Lycamobile. A atividade dos operadores móveis virtuais (MVNO - Mobile Virtual Network Operator) está sujeita a autorização. Estes prestadores deverão ser responsáveis pela relação direta com os clientes finais e dispor de uma política comercial autónoma dos operadores da rede onde se suportam. Por exemplo, no caso da Lycamobile, o operador de rede que a suporta é a Vodafone. 

Tipos de serviços de comunicações

Para escolher um tarifário de telecomunicações, o consumidor deve ter em conta os serviços de que necessita. Há 5 tipos de serviços de comunicações eletrónicas: 

  • TV paga ou TV por subscrição;
  • internet fixa;
  • internet móvel;
  • telefone fixo;
  • telemóvel.
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Tipos de tarifários

Existem tarifários pós-pagos (pagos após a fatura) e pré-pagos (através de carregamentos). Os tarifários pré-pagos só estão disponíveis nos serviços móveis (telemóvel e internet móvel). Os serviços podem ser contratos em pacote (vários serviços num só tarifário) ou de forma isolada. Em Portugal, não existe uma grande diversidade de opções para contratar um serviço de forma isolada e os preços são muito próximos das soluções em pacote. No entanto, a combinação de pacotes com menos serviços e um serviço de telemóvel contratado à parte continua, de uma forma geral, a ser uma melhor opção do que colocar todos os serviços no mesmo pacote.

Fibra, cabo, ADSL, 4G/ 5G ou satélite? 

Há tarifários para serviços prestados através de fibra óptica, cabo, ADSL, 4G/ 5G e satélite. No caso dos serviços fixos, tudo depende do que está disponível no local de instalação (na sua morada principal, secundária ou onde pretender instalar). Se tiver cobertura do serviço prestado através de fibra, opte por essa solução, pois a qualidade de serviço costuma ser superior.

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Pacotes de TV, Net e Voz

Os pacotes de TV, Net e Voz incluem os serviços de televisão, internet e chamadas realizadas pelo telefone fixo. São os chamados 3P ou triple play.

Os pacotes TV, Net, Voz Fixa e Móvel incluem televisão, internet, chamadas pelo telefone fixo e cartões de telemóvel. São os chamados 4P ou quadruple play.

Evite cair no erro de pensar sempre que é mais barato contratar em pacote. Depende do seu perfil de utilização e dos tarifários que estão disponíveis em cada momento. Por exemplo, é possível juntar um tarifário TV, Net e Voz de 30 euros por mês com um tarifário de telemóvel de 7,50 euros por mês e gastar menos do que o pacote mais barato com todos estes serviços (com preços a partir de 50 euros por mês). Para tirar as dúvidas, utilize o nosso simulador de tarifários.

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Antes de escolher um tarifário

Comece por perceber se há cobertura do serviço que pretende no local onde vai ser instalado. E atente a outros detalhes:

  • velocidade disponível;
  • duração do contrato e período mínimo de fidelização;
  • preços mensais e preços aplicados aos consumos adicionais;
  • qualidade de serviço, satisfação de clientes ou índice de reclamações;
  • portabilidade do número (como continuar a utilizar o mesmo número noutro operador);
  • desbloqueio de equipamentos (há equipamentos que precisem de ser desbloqueados para poder mudar de operador?);
  • ponto de situação dos contratos que tem ativos e se existem situações em que possam aplicar-se custos de rescisão antecipada (custos associados a sair antes do fim do contrato).
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Escolher a velocidade da internet

As velocidades de internet a contratar dependem da tecnologia disponível. Para acessos através de fibra deve começar por considerar uma velocidade de 100 Mbps (ou mesmo 30 Mbps se o uso for pontual e se o número de equipamentos que acedem em simultâneo for reduzido).

Pondere as velocidades acima de 200 Mbps se trabalhar a partir de casa através da internet ou se tiver, por algum outro motivo, um perfil de uso mais intensivo. Para acessos através de satélite, a tecnologia usada costuma ser o 4G em local fixo com uma velocidade até 40 Mbps. Nos acessos ADSL, as velocidades vão até 24 Mbps. Consulte as indicações dadas pelo operador, mas não deixe de questionar se o direcionarem para serviços mais caros, com velocidades acima da média.

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Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre tarifários de TV, Net e Voz.

Qual é o melhor pacote de telecomunicações?

Para saber qual o melhor tarifário ou pacote de telecomunicações, use o nosso simulador de telecomunicações. Comece por escolher os serviços que pretende usar e o que caracteriza, de uma forma geral, essa utilização. Depois, verifique se tem cobertura do serviço indicado como Escolha Acertada. Este é o tarifário mais barato para o seu perfil entre as ofertas com boa qualidade ou superior. Para saber mais sobre o tarifário, entre em “Ver mais detalhes". Caso a nossa Escolha Acertada não esteja disponível na sua zona, passe para o tarifário seguinte indicado na lista de resultados. São destacados sempre os melhores tarifários de cada operador. Pode ver a lista completa em “+ Mais propostas”.
 

Como mudar de operador?

Mudar de empresa, desistir do contrato ou alterar o tarifário pode ser difícil, sobretudo se estiver fidelizado a um operador. Mesmo em situações de desemprego ou de mudança de casa, nem sempre é fácil rescindir. Saiba como ultrapassar os obstáculos mais comuns para mudar de operador de telecomunicações.  

 

Que tipos de contratos existem nos serviços de telecomunicações?

Por lei, devem existir contratos sem fidelização, com 6 e 12 meses. O contrato mais comum é de 24 meses porque é o mais barato e é onde estão concentradas as maiores promoções. Devido à enorme diferença de custos (um contrato com fidelização de 24 meses custa cerca de metade face a outras opções), geralmente, apenas os consumidores que têm restrições e sabem, à partida, que não vão poder cumprir um período de 2 anos é que subscrevem outras soluções. Pode ser o caso, por exemplo, de professores deslocados, pessoas que vão emigrar ou mudar de casa dentro de pouco tempo.
 
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