Dicas

Ideias para poupar na impressão de páginas web

21 março 2011 Arquivado

21 março 2011 Arquivado

A HP e a Canon desenvolveram aplicações para imprimir páginas web só com o conteúdo que interessa e assim poupar tinta e papel. Também o pode fazer sem programas específicos.

Algumas impressoras da Canon e da HP incluem um software para otimizar a impressão de páginas web: Easy Web Print EX e Smart Web Printing.

As aplicações da Canon e HP são utilizadas a partir do computador e permitem escolher apenas as zonas das páginas que pretende imprimir, bem como mudar o tamanho, inserir texto ou juntar conteúdos de páginas diferentes na mesma impressão.

O Canon Easy Web Print EX é um software rápido e mais flexível, mas só funciona com uma impressora da marca. Já o programa HP Smart Web Printing pode ser utilizado em qualquer máquina.

Como funcionam?
A ideia é poupar papel e tinta. Estas ferramentas são gratuitas e fáceis de utilizar. Mas as possibilidades de edição são limitadas.

Ambas as aplicações integram-se no browser e aparecem com uma barra de ferramentas ou como ícone para abrir a aplicação.

O processo é simples, em apenas 5 passos:

  1. Visite uma página web e utilize a ferramenta de seleção da aplicação para delimitar a zona ou informação que interessa.
  2. Indique se quer imprimir diretamente a área escolhida ou gerar um recorte da mesma.
  3. Se optar pelo recorte, a área aparece no painel à esquerda do ecrã.
  4. Pode repetir estes passos para juntar os recortes que desejar.
  5. Uma vez reunidos, clique na opção Editar: aparece um documento onde pode reorganizar os recortes e inserir texto.

 

Testámos o HP Smart Web Printing

O HP Smart Web Printing requer o sistema operativo Windows e o Internet Explorer.

 Boa ferramenta de seleção: pode escolher apenas o texto e não uma imagem anexada ou mesmo o conteúdo de uma caixa de texto com barras de scroll.

 Simples de utilizar.

 Gratuito e funciona com qualquer impressora.

 Por vezes, lento a gerar recortes.

 Muito limitado na edição.

 Não pode colocar os recortes exatamente onde quer (junto ao anterior, por exemplo) a não ser que antes ajuste o tamanho.

 

Testámos o Canon Easy Web Print EX

O Canon Easy Web Print EX tem uma versão para Windows compatível com o Internet Explorer e outra para Mac OS com Safari 4 ou versões mais recentes.

 Rápido a gerar recortes.

 Podem colocar os recortes exatamente onde quer e ajustar depois o tamanho.

 Simples de utilizar.

 Ferramenta de seleção limitada: captura tudo o que há dentro da área de seleção retangular.

 Tem mais opções de edição, mas a melhorar. Por exemplo, as caixas de texto aceitam poucos carateres.

 Só funciona com as impressoras Canon compatíveis.

Boas alternativas
Para imprimir só o que lhe interessa sem recorrer a estas aplicações, pode ajustar o tamanho de uma página da Internet, de modo a inseri-la numa página impressa com a opção de pré-visualizacão de impressão do browser. Basta depois adaptar a escala antes de imprimir.

Também pode eliminar imagens de fundo ou cores de fundo para poupar tinta.

Para imprimir apenas uma parte, selecione o conteúdo com o rato, clique no botão direito e escolha a opção Imprimir e depois marque Seleção.

Para reunir conteúdos de vários sites e imprimi-los na mesma página, utilize a ferramenta Snipping tool do Windows 7 ou a captura de ecrã do Mac OSX. Copie essa imagem no Clipboard e abra-a num editor de texto (Word ou Notepad, por exemplo) ou numa aplicação para apresentações (Powerpoint). Organize aí os conteúdos do modo que desejar.

 



Imprimir Enviar por e-mail