Cartas-tipo

Reclamação por velocidade reduzida de acesso à internet

16 fevereiro 2017
carta-tipo

As operadoras devem cumprir a velocidade de acesso à Internet estabelecida no contrato. Se detetar que isso não acontece, apresente uma reclamação.

Carta-tipo

Nome e morada completa do remetente

Nome e morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Velocidade de acesso à internet.

Exmos. Senhores,

Em dezembro passado, celebrei convosco um contrato que incluía acesso à internet com a velocidade de 100 Mb. Ora, constato que, desde a instalação do serviço, que ocorreu 2 semanas depois, nunca consegui aceder à internet a uma velocidade tão elevada, nem sequer aproximada, pois o medidor que entretanto instalei no meu computador apresenta velocidades à volta de 50% desse valor.

Ao contactar o vosso serviço de apoio técnico a clientes, fui confrontado com a seguinte informação: a velocidade de 100 Mb seria apenas uma velocidade máxima teórica, alcançável exclusivamente em situações excecionais. Contudo, não posso aceitar tal posição.

Deste modo, ou encontram uma forma de eu aceder à internet à velocidade contratada ou, em alternativa, me aplicam a tarifa correspondente à velocidade que eu consigo efetivamente alcançar. Se nada fizerem, considerarei que estão a praticar publicidade enganosa, pois anunciam serviços com características que não cumprem, reservando-me o direito de denunciar a situação às entidades competentes.

Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,


(Assinatura)