Notícias

Rolos para pintar: a nossa seleção desde 3 euros

21 agosto 2014 Arquivado

21 agosto 2014 Arquivado

Um bom modelo roda facilmente e espalha a tinta de forma homogénea sem pingar ou escorrer. Para conseguir um resultado impecável, não pode deixar marcas nem largar fibras.

Início

Testámos 13 rolos de pintura em laboratório em março de 2014. Para verificar se espalham a tinta de forma homogénea, usámos a mesma tinta branca em painéis de gesso cartonado. Se já tem o equipamento básico e a prioridade é descobrir uma tinta boa e barata, veja a nossa seleção do teste a tintas de base aquosa para interior.

Fáceis de aplicar e com boa aderência à parede, os rolos são muito resistentes ao efeito do tempo, mas nem sempre à limpeza. Na hora de pagar, peça desconto. Compare os preços com a nossa pesquisa. Pode obter poupanças na ordem dos 50 por cento.

Testámos 13 rolos e descobrimos boas escolhas por 3 euros.
Testámos 13 rolos e descobrimos boas escolhas por 3 euros.

Todos os rolos obtêm bons resultados, exceto dois que não passam da mediania. Quanto ao aspeto final, apenas um deixa marcas visíveis das passagens. Também analisámos se os rolos largam fibras. Os melhores não largam quaisquer fibras. No pior caso, contámos mais de 100 fibras numa superfície de 0,6 m² e tufos de fibras. Com a exceção de um modelo, todos rodam facilmente. Mas alguns acusam ruído em excesso.

Durante as operações, um bom rolo não salpica para evitar que a tinta pingue e suje tudo em redor, sobretudo o chão e as mãos do pintor. O nosso painel de utilizadores cobriu a mão com uma folha preta. Contámos a quantidade de salpicos após passar o rolo na parede. A maioria obteve uma boa nota.

Para avaliar a eficácia, pesámos a quantidade de tinta no rolo antes e após a aplicação e depois de limpá-lo bem contra a superfície. Quanto menos tinta ficar no rolo, melhor é o desempenho e menor o desperdício. Também verificámos o rendimento, ou seja, a quantidade de tinta necessária por metro quadrado. Um bom rendimento permite espalhar mais tinta de uma só vez.