Alertas

$name


Em 2007 e 2008, a Comissão Europeia proibiu o uso destes dois químicos em biocidas, mesmo que só tenham características repelentes, como os antitraça. Os biocidas são usados para eliminar ou afastar insectos e microrganismos prejudiciais para o Homem e animais. Alguns têm riscos potenciais, o que leva a Comissão Europeia a reavaliar a comercialização de produtos com substâncias que se revelem perigosas.

O prazo de 1 ano para a retirada do paradiclorobenzeno acabou em 22 de Agosto de 2008, e em 21 de Agosto de 2009, no caso da naftalina. Mas, entre o final de Setembro e de Outubro deste ano, encontrámos à venda produtos antitraça com esses químicos.

Comprámos ainda 2 produtos sem informação sobre o princípio activo, o que viola a lei sobre Classificação, Embalagem e Rotulagem de Substâncias Perigosas. Enviámos o alerta à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e esperamos uma acção rápida. 

Em Outubro, encontrámos, em várias lojas, 9 produtos antitraça que já não podem estar à venda.

Produtos antitraça com naftalina ou paradiclorobenzeno
Marca e designação
Princípio activo

 GABY LAR Anti-traça Naftalina 100% Pura

naftalina 100%

 POWER-MOTH BALLS Kills Moths and House Insects

desconhecido

 DAYNA Naftalina Anti-traça (100%)

naftalina 100%

 Naftalina (a granel)

não indica

 Naftalina sólida (a granel)

não indica

 NEO CLEAN Naftalina 100% pura

naftalina 100%

 ZUNOL Naftalina-Bolas

naftalina 100%

 VENCI LAB Naftalina bolas (antipolilla)

paradiclorobenzeno

 CLAU Bolas Perfumadas

paradiclorobenzeno

Limpeza e odores fortes contra traças
As traças entram nas casas sobretudo à noite, atraídas pela luz. Feche as cortinas ou coloque uma rede mosquiteira nas janelas abertas.
 
No interior, estes insectos procuram as áreas mais escuras e tranquilas, de preferência com tecido e lãs: armários, roupeiros e quartos pouco utilizados, bem como debaixo das camas. Os ninhos de aves próximos de sótãos e marquises são atractivos para as traças.

Mas o arejamento e limpeza são fundamentais para evitar traças. Aspire regularmente por baixo de móveis e outras zonas de acesso difícil para remover os ovos das traças antes que as larvas ecludam.

O vestuário sujo é também atractivo. Areje, limpe ou lave a roupa, antes de guardar. Certifique-se de que não está húmida ou transpirada. Os sacos de plástico e caixas bem fechadas são a melhor solução para guardar têxteis por longos períodos.

Os odores intensos podem ajudar. Aproveite cascas de laranja e deixe-as secar ao Sol. Depois de cortadas em tirinhas, coloque-as em sacos de rede ou tecido muito fino. Espalhe-os entre as peças de roupa. Também pode usar folhas de louro, eucalipto, alfazema ou hortelã-pimenta: quanto mais forte for a fragrância, maior protecção. As aparas ou blocos de cedro também são conhecidos como repelentes naturais de traças.