Notícias

Ecocidadão: entrega de prémios

19 setembro 2014 Arquivado

19 setembro 2014 Arquivado

Os vencedores do concurso Ecocidadão viajaram para Copenhaga, na Dinamarca, na passada sexta-feira, dia 12 de setembro. A nova etapa deste projeto já está em ação.

No âmbito do concurso Ecocidadão, lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Direção-Geral dos Assuntos Europeus – Ministério dos Negócios Estrangeiros, na qualidade de Organismo Intermediário da Comissão Europeia, responsável pela execução do Plano de Comunicação para Informação sobre a União Europeia em Portugal, a DECOJovem concebeu e implementou a iniciativa nas escolas do 3º Ciclo e Secundário/Profissional. 

Durante o último período letivo, os alunos a concurso desenvolveram webséries e webquests sobre sustentabilidade e uso eficiente de recursos, sobre os temas: alimentação, mobilidade, compras, energia, água e resíduos. 

Foram premiadas as webséries e webquest que pela sua originalidade, criatividade, qualidade técnica e com maior capacidade de disseminação, mais contribuíram para promover a consciencialização dos cidadãos para a sustentabilidade e uso eficiente de recursos. O prémio atribuído foi uma viagem a Copenhaga, a cidade europeia vencedora do Prémio Capital Verde da Europa 2014 (uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue as cidades que se encontram na vanguarda do meio urbano respeitador do ambiente), para os alunos vencedores, professor responsável e encarregado de educação. 

Os vencedores do concurso viajaram para Copenhaga.
Os vencedores do concurso viajaram para Copenhaga.
Os grandes vencedores das webséries foram: os alunos André Vieira, Carlos Gonçalves e Jonas Martins e a Professora Fernanda Queirós, da Escola Básica da Abrigada; os alunos Afonso da Silva, João Gomes Pedro e João Tordo e a Professora Ana Nunes, da Escola Profissional de Felgueiras. 

A grande vencedora da Webquest foi a aluna de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Ana Granja, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 

Na passada sexta-feira, dia 12 de setembro, o primeiro grupo de vencedores rumou a Copenhaga.

Está lançada a nova etapa do Ecocidadão, denominada “Ecocidadão, és ou não?”. Saiba mais no portal DECOJovem.