Notícias

DECOJovem promove concurso sobre sustentabilidade e uso eficiente de recursos

17 abril 2014

17 abril 2014

Promover a mudança de comportamentos e a adoção de atitudes amigas do ambiente é o objetivo do Concurso Ecocidadão Webséries & Webquests. O prémio é nada mais menos que uma viagem a Copenhaga, a cidade europeia vencedora do Prémio Capital Verde da Europa 2014.

A DECOJovem convida a comunidade educativa a produzir webséries e webquests sobre sustentabilidade e uso eficiente de recursos numa perspetiva europeia, que motivem os cidadãos a mudar os seus comportamentos e a adotar atitudes amigas do ambiente. Serão aceites a concurso webséries e webquests que abordem temas como a água, energia, mobilidade, resíduos, alimentação e compras.

As inscrições para ambos os concursos decorrem até 30 de abril. Para mais informações, consulte o site www.ecocidadao.pt.

Assista ao vídeo de promoção da iniciativa

Os Concursos Ecocidadão Webséries & Webquests são uma iniciativa da Comissão Europeia (CE), através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD, na qualidade de Organismo Intermediário da CE), concebido e implementado pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

O Concurso Ecocidadão Webséries é dirigido aos alunos do 3ºciclo do ensino básico, ensino secundário/profissional e tem como objetivo a produção de webséries, um conjunto de episódios de vídeo online. Os alunos, reunidos em equipas de 2 a 3 elementos e um professor, devem produzir webséries originais e criativas dentro dos seguintes géneros: Ação, Aventura, Comédia, Revista Portuguesa, Musical, Dança, Documentário, Drama, Espionagem, Fantasia, Ficção, Policial e Terror.

Os alunos do ensino superior poderão participar a título individual no Concurso Ecocidadão Webquests. O desafio consiste na produção de uma webquest, uma página de internet sobre que incentive os cidadãos a explorar materiais e recursos online sobre as temáticas ambientais, motivando à mudança de comportamentos e adoção de atitudes amigas do ambiente. A DECOJovem pretende também envolver os Institutos e Escolas Superiores de Educação.