Notícias

Bosch Ciso: jardinagem eficaz mas insegura

15 dezembro 2013 Arquivado

15 dezembro 2013 Arquivado

O diâmetro de corte da tesoura de podar elétrica Bosch Ciso pode ser perigoso.

Fácil de usar, esta tesoura elétrica, sem fios e em aço-carbono permite cortar vários tipos de ramos e galhos sem exercer muita força com os dedos, mesmo em madeira rígida. Foi testada em 2011 e custa agora 99,95 euros. Dados os problemas de segurança, não recomendamos.

Inclui uma lâmina inferior fixa sem arestas e uma lâmina superior móvel, aguçada na parte exterior e lisa no interior. No teste, conseguiu cortar bem pés de flores e madeira macia até 14 mm de diâmetro. Em madeira rígida, o corte é mais demorado e o limite menor: 10 milímetros.

Diâmetro perigoso para uso com uma mão
A Bosch Ciso tem um diâmetro de corte máximo de 14 milímetros. Este diâmetro afeta a segurança, porque ultrapassa o valor para ferramentas operadas com apenas uma mão. Para uma abertura superior a 8 mm, por segurança, recomenda-se um corte acionado por dois comandos independentes. Mas a Bosch Ciso não atende a esta necessidade.

O fecho de segurança fixa as lâminas na posição aberta. A lâmina superior pode ser trocada removendo apenas um único parafuso. A pega da Bosch Ciso é ergonómica, mas não é simétrica. Tem 27 mm no lado direito e é pouco adequada para esquerdinos. O diâmetro do punho é um pouco exagerado para quem tem mãos pequenas e o dedo não alcança o gatilho.

Peso excessivo
A Bosch Ciso pesa 590 g, o dobro de uma tesoura de podar normal. A bateria de iões de lítio integrada demonstra uma boa autonomia: permitiu cortar mais de 500 ramos com 8 milímetros. Mas o utilizador não dispõe de qualquer indicação sobre a carga. A bateria demora muito tempo a carregar (5 horas) e não pode ser removida. Em fim de vida, não pode substituí-la.

A limpeza é dificultada pela falta de um sistema que afaste a seiva da dobradiça. Também não é possível ajustar o ângulo de abertura e falta uma proteção para segurar o parafuso que fixa a lâmina. Não foi prevista uma forma de cortar fios, uma função que se encontra em muitas tesouras de podar. E embora exista um orifício para uma correia, esta não é fornecida.

As lâminas revelam bons resultados nos testes de corte. A tesoura é resistente a quedas, mas detetámos problemas de corrosão na lâmina e no parafuso central.


Imprimir Enviar por e-mail