Guia de compras

Pavimento flutuante: guia de compras

17 maio 2016
Conselhos DECO PROTESTE para escolher pavimento flutuante.

17 maio 2016
Na escolha de um soalho, verifique que todos os painéis são retos, planos e têm a mesma dimensão. Escolha uma marca com sistema de encaixe do tipo clique, fácil de instalar, e siga as instruções do fabricante para assegurar a garantia.
Pode equipar a casa com vários tipos de pavimento: azulejo, pedra natural, alcatifa, vinil, linóleo, madeira ou laminados, onde se inclui o flutuante. O pavimento de madeira não é frio, como o azulejo ou a pedra, e é mais fácil de limpar do que a alcatifa. Escolha uma marca fácil de montar com sistema de encaixe do tipo clique. Para casa de banho ou cozinha, use soalho resistente à humidade e a projeções de água. Este é três vezes mais caro do que o clássico. Mas o pavimento de PVC é mesmo à prova de água. Cuidado com a escolha para a cozinha. Alguns resistem mal ao impacto e à abrasão.



Dicas para escolher

Todos os painéis devem exibir a mesma dimensão, ser retos e planos. Pequenos desvios dificultam o encaixe e criam falhas, em divisões de maior dimensão, onde se acumulam sujidades. Cada soalho traz um código da classe a que pertence. Quanto mais elevado, melhor será o revestimento e a resistência. Os exemplares que analisámos pertencem à classe AC4-32, que ocupa a 6.ª posição numa escala de 11 níveis de resistência. Estes estão divididos em 3 categorias (doméstico, comercial e industrial), segmentadas em níveis moderado a intenso. O pavimento comercial geral é ideal para zonas da casa com muitas passagens e promete ser bom e resistente. Contudo, a classe anunciada nem sempre é uma garantia de qualidade.

Também há diferenças no acabamento. A imitação de madeira natural é, nalguns casos, melhor do que noutros. Confirme se é fácil de montar: além de poupar horas de esforço, garante bons acabamentos. Leia as instruções do fabricante e use as ferramentas indicadas. Alguns alegam que o desrespeito por estes alertas pode anular a garantia do soalho. Um bom manual é essencial para explicar como preparar a instalação, montar e manter o soalho em bom estado.

Instalação e manutenção

Os soalhos com encaixe tipo clique são fáceis de instalar e a maioria é resistente e fácil de limpar. O pavimento precisa de se ambientar à temperatura e às condições de humidade do espaço. Deixe os painéis na embalagem original durante 48 horas no meio da divisão antes de instalar.

Para prevenir o desgaste do soalho, use proteções de feltro ou borracha nos pés dos móveis e cadeiras. Cubra as zonas de passagem frequente com tapetes, sobretudo em locais com cadeiras com rodas. Para a limpeza, passe o aspirador para remover pó e sujidades e depois uma esfregona bem espremida com um detergente suave. O soalho fica a brilhar. Para nódoas mais teimosas, como tintas ou graxa de sapatos, pode aplicar um pouco de acetona ou aguarrás com um pano. Evite esponjas abrasivas que poderiam danificar a superfície.

Imprimir Enviar por e-mail