Guia de compras

Detergentes lava-tudo: guia de compras

15 janeiro 2019
detergentes multiusos

Em estado puro e diluído, poucos detergentes lava-tudo são eficazes.

O detergente lava-tudo pode ser usado diluído (regra geral, um par de tampas num balde de água), para limpar grandes superfícies, e concentrado para sujidade localizada. Pretende substituir todos os produtos de limpeza em casa, exceto os anticalcário com substâncias específicas para esta operação, e os produtos para roupa e loiça.

Qual é a fórmula mágica?

Presentes em todos os produtos (geralmente, até 5%), os tensioativos são o principal agente de limpeza: dissolvem a sujidade e facilitam a sua remoção. A maior parte são substâncias sintéticas, mesmo que as matérias-primas possam ser de origem vegetal. Outros ingredientes são os solventes, os conservantes, os perfumes e os corantes, muitas vezes, prejudiciais para o meio aquático e, nalguns casos, responsáveis por reações alérgicas ou de sensibilização respiratória. Na utilização, não facilite: use luvas e lave as mãos ao terminar.

Precisamos mesmo de produtos desinfetantes?

Alguns produtos podem incluir ingredientes com características desinfetantes ou bactericidas. Mas não são essenciais. Em casa, basta manter a limpeza habitual, porque o ambiente em que vivemos, felizmente, não é assético. As bactérias voltam a desenvolver-se rapidamente e muitos estudos mostram que a higiene excessiva é contraproducente para o desenvolvimento do sistema imunológico das crianças. Mais: estes ingredientes têm um impacto negativo no meio ambiente, dado que continuam a ter poder bactericida, mesmo no ambiente aquático.

Vinagre, bicarbonato e água: a receita caseira

Confrontámos os detergentes lava-tudo com o método clássico de limpeza de superfícies, uma solução de vinagre ou de bicarbonato diluído em água. Esta alternativa tem menor impacto ambiental, mas é, de facto, menos eficaz.

O vinagre, bicarbonato de sódio e água a 40°C não brilhou a remover gordura incrustada. Esta é uma prova muito exigente: é neste cenário que se detetam as diferenças no confronto com os detergentes lava-tudo. Na verdade, uma combinação de água quente, vinagre ou bicarbonato pode ajudar. Mas falta-lhes o poder químico dos tensiaoativos. Se aceita sacrificar a eficácia, preferindo uma solução menos agressiva para o ambiente e sem substâncias alergénicas, esta é uma alternativa. É válida para a limpeza diária, incluindo de superfícies delicadas, mas pouco eficaz em gorduras difíceis ou sujidade incrustada.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.