Guia de compras

Berbequins sem fio: guia de compras

17 maio 2016
Conselhos DECO PROTESTE para escolher um berbequim sem fio.

17 maio 2016
Os berbequins sem fio são ideais para pequenos trabalhos e/ou em superfícies menos rijas. A pouca autonomia é uma das maiores limitações destes aparelhos, que muitas vezes incluem duas baterias. Saiba o que verificar antes de comprar um berbequim.
São suficientes para aparafusar e fazer furos em superfícies pouco rijas. Mas não espere uma grande autonomia da bateria. Para granito e betão, prefira um berbequim com percussão.

Os berbequins sem fio são ideais para pequenos trabalhos, como montar móveis, aparafusar e desaparafusar na madeira e aplicar um quadro em paredes pouco rígidas. São muito úteis em locais sem corrente elétrica ou para trabalhos acima da cabeça e com os braços esticados, como no teto. Furos maiores ou superfícies rígidas só estão ao alcance de berbequins com percussão.

A reduzida autonomia é um dos pontos fracos dos berbequins sem fio. Ao fim de alguns parafusos, a bateria acaba e precisa de ser carregada. O mesmo berbequim pode ser vendido com uma ou duas baterias. Assim, não tem de interromper a obra a meio.

Furos a duas velocidades

Teste o peso e a pega na loja, para ver se o berbequim se adapta bem à mão. O punho em “T” é mais fácil de agarrar. Se for muito pesado, será mais difícil de manusear e conduzir. Verifique se o mandril aceita brocas grandes, até 13 mm e aperta automaticamente, sem necessidade de uma chave especial.

Todos os modelos têm, pelo menos, 2 velocidades: a primeira, mais lenta, para pequenos furos em materiais moles e para (des)aparafusar. Mais potente, a segunda destina-se sobretudo a furos de diâmetro maior e materiais mais rígidos. A rotação reversível, para a esquerda ou para a direita, permite aparafusar e desaparafusar.

Em muitos modelos, pode ajustar o limite de torque, muito útil ao aparafusar ou desaparafusar. Opte pela força exata consoante a dimensão e tipo de parafuso e o material de base.

Alguns berbequins trazem um travão no eixo que interrompe o funcionamento ao soltar o gatilho, o que lhes confere mais precisão e segurança.

O mesmo modelo pode ser vendido com 1 ou 2 baterias. O preço aumenta 25 a 40 euros. Quando a primeira se gasta, pode deixá-la a carregar e continuar o trabalho. Um indicador do nível de carga é útil para ter uma ideia do tempo disponível de trabalho.

Aparafusar madeira e montar móveis

Todos furam com distinção madeira, mas, na hora de usar em materiais mais rígidos, como metal, poucos alcançam boas prestações. Para materiais como granito e betão, os berbequins com fio são a melhor opção. Há modelos com um desempenho aceitável a partir de 100 euros.

Os aparelhos testados são a opção certa para aparafusar, sobretudo madeira. Não terá problemas, por exemplo, a montar um móvel em kit. É mais cómodo do que usar as chaves fornecidas com o móvel.

A bateria é, muitas vezes, o componente mais frágil. O desempenho depende da forma como é carregada, o estado do aparelho e a temperatura ambiente. A autonomia dos berbequins sem fio não é elevada. Siga as dicas do fabricante sobre o carregamento e conserve o equipamento.

No nosso teste descobrimos alguns produtos perigosos


Imprimir Enviar por e-mail