Guia de compras

Berbequins com fio: guia de compras

17 maio 2016
Conselhos DECO PROTESTE para escolher um berbequim com fio.

17 maio 2016
Na compra de um berbequim com fio deve ter sempre em conta a extensão do cabo e o peso do aparelho. Leia as nossas dicas para saber escolher a ferramenta, selecionar a broca adequada e fazer furos com mais precisão.
Teste o peso do berbequim e a pega na loja, para ver se o aparelho se adapta bem à mão. Evite modelos com mais de 3 quilos, mais difíceis de manusear. É importante escolher um modelo com um cabo suficientemente comprido, com mais de 2 metros, para aceder ao teto, por exemplo, sem precisar de uma extensão.

Modelo leve com 2 velocidades

Verifique se o mandril aceita brocas grandes, até 13 mm e aperta automaticamente, sem usar uma ferramenta especial. Em muitos modelos, pode ajustar o limite de torque, muito útil ao aparafusar ou desaparafusar.

Alguns modelos dispõem de 2 velocidades para adaptar ao trabalho. A mais lenta destina-se a materiais suaves e furos de pequeno diâmetro. Também é ideal para aparafusar. Para materiais rígidos e furos de diâmetro maior, escolha a mais rápida.

Alguns berbequins têm um travão no eixo que interrompe o funcionamento quando se solta o gatilho, o que lhes dá mais precisão e segurança.

Prefira modelos com 2 punhos. Na hora de furar betão, por exemplo, permite exercer mais força.

Truques do ofício

Para perfurar materiais muito rígidos, é preciso selecionar a função de percussão. Muitas vezes, a potência dos aparelhos é insuficiente para executar rapidamente os trabalhos. Cumprem os objetivos, mas só após bastante tempo. Se tiver de recorrer à percussão com regularidade, é preferível optar por um martelo perfurador.

Para pregar um parafuso numa superfície rígida, faça o furo e coloque uma bucha. As de 6 e 8 mm (clássicas) são suficientes para a maioria das tarefas. Em vez de parafusos, consoante os trabalhos, pode usar camarões ou escápulas de aparafusar.

Para cerâmicas (por exemplo, um lavatório), use porcas sintéticas.

Todos os materiais (betão, pedra, metal, madeira, etc.) exigem o seu tipo de broca. Antes de cada trabalho, informe-se sobre a broca a usar.

Para furos de grande diâmetro numa superfície rígida, proceda em duas etapas: faça um furo pequeno, com a profundidade desejada, e depois execute o diâmetro final.

Para furar madeira sem fazer lascas, empurre a broca até começar a vê-la na face oposta. A partir desta, faça o furo final. No metal, marque o furo com um punção, para a broca não derrapar depois.

Nos ladrilhos, use uma broca específica e comece com uma rotação muito baixa. Aumente progressivamente a velocidade e não use a percussão.

Imprimir Enviar por e-mail