Dicas

Herbicidas: fim das ervas daninhas com menos de 1 euro

01 abril 2013

Os herbicidas prontos-a-usar em spray ou grânulos para espalhar no relvado são práticos e eficazes, mas as soluções para diluir ficam mais baratas.

Pronto-a-usar

Entre os herbicidas prontos-a-usar, há propostas em spray ou em grânulos. Também existem versões líquidas, algumas muito concentradas, que exigem uma diluição prévia em água. Dado que a composição destes produtos pode gerar efeitos indesejáveis a quem os aplica (irritação dos olhos, mucosas e pele), o risco é menor ao escolher a versão pronta-a-usar. Não há que enganar no modo de preparar. Não exige manipulações e pode ser aplicada diretamente.

Embora mais práticos, os herbicidas prontos-a-usar são muito mais caros. Ao seguir as instruções do fabricante, para tratar uma área de 100 metros quadrados, custam facilmente mais de 50 euros. A maioria das soluções para diluir em água fica por menos de 1 euro.

Mais económico ainda é manter o relvado em boas condições. Bons gestos evitam, muitas vezes, o uso de herbicidas. Uma relva cortada regularmente, à semana ou em cada 15 dias, não muito rente, evita a formação e instalação de infestantes. A altura ideal é de 2,5 centímetros. Se precisar de ajuda, espreite as dicas no teste aos corta-relvas.

A nossa equipa testou os herbicidas presentes em lojas de jardinagem, horticultura e de bricolagem.