Dicas

Escadotes: truques para escolher com segurança

23 maio 2013

23 maio 2013

Os escadotes de 5 degraus e todos em alumínio são ideais para ajudar nas tarefas em casa, como mudar uma lâmpada no teto ou pintar paredes. Na loja, verifique a solidez e a estabilidade para evitar acidentes.

À partida, um escadote é um objeto de risco. Logo, é essencial verificar alguns elementos, para garantir que escolhe um modelo prático e seguro e minimizar o risco de quedas e acidentes.

Os escadotes de 5 degraus custam 30 a 60 euros. Prefira escadotes inteiramente construídos em alumínio. Pesam menos de 5 quilos. São mais leves do que os modelos em madeira, por exemplo, e mais sólidos face aos equipados com plataforma em plástico.

Use e arrume com os pés bem assentes no chão, para evitar deformações que comprometem a estabilidade.
Zona para ferramentas. Teste o peso e a utilização do escadote.
Bloqueio de segurança na plataforma evita a abertura durante o transporte.

Verifique a dimensão e a distância entre os degraus (idealmente de 8 centímetros) e a existência de uma faixa antiderrapante. Geralmente, os escadotes respeitam a área mínima para a plataforma superior, definida pela norma europeia (25x25 centímetros). Um modelo com uma plataforma um pouco maior confere mais equilíbrio e segurança ao utilizador.

A altura do apoio para o joelho ou para as mãos deve dar-lhe pelo joelho ou um pouco acima, o que corresponde a cerca de 60 centímetros.

Avisos e equipamento extra
Verifique se as capas que revestem os pés são sólidas e estão bem encaixadas. Alguns modelos contam com bloqueios de segurança para evitar a abertura durante o transporte, uma cinta de metal para limitar a abertura das pernas ou um gancho ou zona para as ferramentas.

Na loja, teste a facilidade para abrir, fechar e transportar o escadote. Tente experimentá-lo para ver se se sente seguro e estável. Em casa, use e arrume o escadote com os pés bem assentes no chão, para evitar deformações que poderiam comprometer a estabilidade.

Cinta em metal para limitar a abertura das pernas.
Verifique se as capas que revestem os pés são sólidas e estão bem encaixadas.
Os fabricantes destacam os alertas mais importantes para um uso correto.

Espreite os pictogramas colados no escadote. O fabricante deve indicar o peso máximo suportado. Não se pendure nem se incline. Trabalhe direito, para uma boa estabilidade.

Não se apoie noutra superfície, além do escadote, e evite manobras perigosas. O escadote só pode ser usado por uma pessoa de cada vez. Suba e desça de frente para o escadote, olhando bem para os degraus, para garantir que não falha nenhum.