Dicas

Como reparar uma torneira que pinga

Uma torneira que pinga não só incomoda, como pode pesar na fatura da água. Muitas vezes, a fuga deve-se ao desgaste da peça que garante a estanquidade. Descubra o que fazer.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
28 janeiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Cláudia Sofia Santos
Torneira a pingar água

iStock

O constante pingar deve-se ao deficiente estado do vedante da torneira.  

Em princípio, as torneiras com componentes cerâmicos não sofrem desgaste. As torneiras tradicionais têm um vedante em borracha e, quando este se desgasta e/ou endurece devido ao calcário existente na água, a torneira começa a perder água. Nessa altura, é necessário substituir a peça.

Reparar uma torneira passo a passo

Antes de qualquer intervenção que envolva água, feche primeiro a torneira de segurança da divisão onde vai trabalhar. Se não houver torneira, corte a água no contador.

Consoante o tipo de torneira com castelo tradicional, há algumas diferenças na forma de desmontar. Abra completamente a torneira e espere que a água deixe de correr. Se possível, recolha a água num recipiente e reutilize.

Desenrosque a porca do veio. Retire o manípulo da torneira e desenrosque o castelo da torneira para aceder ao vedante. Substitua o vedante e, se necessário, a anilha de estanquidade, por outras peças de igual dimensão.

Volte a montar os diversos elementos, e abra a água. 

Procura uma empresa ou profissional para obras na sua casa? Visite o nosso site, pesquise e encontre opções de confiança validadas pela DECO PROTESTE SELECT.

Truque: como tirar uma porca enferrujada

Para tirar uma porca enferrujada ou bloqueada, pode:

  • usar petróleo. Este penetra na rosca e dissolve a ferrugem. Também pode usar óleo antiferrugem em aerossol;
  • aquecer a rosca com uma pistola de ar quente ou maçarico e tirá-la com uma chave de bocas;
Please fill the source and the alt text 
  • parti-la com um martelo e um formão, que se coloca de través sobre a porca. Se esta resistir, faça entalhes com uma serra de metal para a partir com mais facilidade.

Please fill the source and the alt text 
 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.