Dicas

Como identificar os símbolos de perigo dos produtos de limpeza

01 setembro 2016
Como identificar os símbolos de perigo dos produtos

01 setembro 2016
O rótulo dos produtos de limpeza, como detergentes da loiça ou da roupa, deve indicar as substâncias que incluem os símbolos de perigo. Mostramos como identificar e o que fazer em caso de acidente.
Todos os produtos que misturam substâncias químicas, como a maioria dos de limpeza, devem indicar os símbolos de perigo. Este formato, que entrou em vigor em 2009, permite harmonizar os avisos internacionalmente reconhecidos, como os rodoviários, aos quais os consumidores já estão habituados.

Saúde

Irritante (Xi) ou nocivo (Xn)
Pode provocar alergias, eczema, irritação dos olhos, garganta, nariz ou pele. A exposição a doses elevadas pode originar sonolência ou até envenenamento.





Corrosivo
Ataca ou destrói os metais. Pode provocar queimaduras na pele ou nos olhos em caso de contacto ou projeção.






Mutagénico ou carcinogénico de categoria 3 (Muta Cat 3 ou Carc Cat 3)
Por ser tóxico, pode induzir malformações em fetos, alterar o funcionamento de certos órgãos ou provocar insuficiência respiratória.





Tóxico
Pode provocar náuseas, vómitos, dores de cabeça, perda de consciência ou até morte.





Explosivos e inflamáveis

Explosivo sob pressão
Embalagem sob pressão, que pode explodir se for exposta ao calor.





Inflamável
Pode incendiar em contacto com uma chama, faísca, eletricidade estática ou exposição ao calor.





Comburente
O efeito oxidante pode provocar ou agravar um incêndio.





Explosivo
Pode explodir em contacto com uma chama, faísca, eletricidade estática, exposição ao calor ou ao ser sujeito a choque ou fricção.




 

Ambiente

Prejudicial para o ambiente
Tóxico para os organismos aquáticos (peixes, algas ou crustáceos).




 

Dicas de segurança

  • Evite manipular substâncias puras, como soda cáustica ou amoníaco, e nunca as misture com lixívia, pois pode libertar cloro. Use produtos de limpeza já preparados.
  • Não armazene substâncias perigosas: compre embalagens pequenas e gaste-as de uma só vez. Guarde os produtos de limpeza em lugares elevados, longe do alcance das crianças. Para maior segurança, feche o armário com chave.
  • Leia o rótulo com atenção e nunca o retire da embalagem. Siga as instruções e saiba como atuar em caso de acidente antes de usar o produto.
  • Verifique se a tampa de segurança fica bem fechada e aperte-a com força.
  • Utilize equipamento de proteção, como luvas e óculos, e ventile a divisão onde estiver a trabalhar. Quando terminar, arrume tudo, em especial se houver crianças por perto.

Agir em caso de acidente

  • Se ocorrer uma intoxicação, ligue para o CIAV - Centro de Informações Antivenenos - através do 808 250 143 ou para o 112. Tenha junto de si o produto ou o rótulo.
  • Em caso de ingestão, não provoque o vómito. Limpe os lábios e o interior da boca com uma gaze húmida e dê a beber alguns golos de água ou leite.
  • Se uma substância corrosiva cair na sua roupa, retire-a de imediato e lave a pele com água abundante durante 15 minutos. Não aplique pomadas, para o médico verificar a ferida limpa.
  • Caso haja contacto com os olhos, lave-os com água corrente durante 15 minutos mantendo as pálpebras afastadas. Não aplique qualquer produto.

Imprimir Enviar por e-mail