Dicas

Como escolher e aplicar fita-cola de dupla face

Início

A fita-cola de dupla face permite fixar objetos sem furos nem pregos. Saiba como escolher o produto certo, tendo em conta o local onde vai ser aplicado e o peso a suportar.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Fátima Ramos
01 julho 2020
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Fátima Ramos
Mulher a segurar um rolo de fita-cola vermelha em cada mão e uma caixa branca com diferentes rolos

Victor Machado

Não é preciso ser especialista em bricolagem para aplicar um cabide na casa de banho ou prender um quadro na parede da sala. A fita-cola de dupla face, como os produtos que testámos, permite-lhe brilhar nestas áreas, sem dominar a arte de bem usar o berbequim ou o martelo. Mas, antes de se aventurar, tem de pensar bem se pretende manter o aplique durante um período relativamente longo: uma vez que a fita visa assumir o papel dos pregos ou dos parafusos, é de esperar que resista a ser removida. Em paredes pintadas ou com estuque, é mesmo possível que, ao arrancá-la, danifique a superfície.

Há ainda que ter em conta que estes produtos nem sempre são fáceis de manusear: por vezes, é necessário algum esforço para cortar fita-cola e retirar a película protetora.

A fita-cola certa para cada utilização

As fitas mais grossas, em geral, mais difíceis de manusear, são as mais adequadas para zonas rugosas, uma vez que absorvem melhor as irregularidades, permitindo uma adesão contínua às superfícies de ambos os lados. Quanto mais lisa for a base de fixação, mais fina pode ser a fita.

Do vidro ao metal, passando pela cerâmica e pela madeira, a maioria dos produtos pode ser aplicada numa grande variedade de superfícies, tanto dentro como fora de casa. Os rótulos, em geral, fornecem esta informação e indicam o peso que a fita suporta.

Escolhido o produto, convém seguir com rigor as recomendações de aplicação, nomeadamente, no que respeita à limpeza das superfícies. Para maior segurança, é aconselhável aplicar uma quantidade de fita superior à indicada na rotulagem e ir vigiando “a obra”, porque os produtos perdem propriedades com o decorrer do tempo. Se notar que a fita começa a descolar, o melhor é voltar a colar o aplique, em particular se o objeto for pesado.

Como fixar um cabide na casa de banho

Para a casa de banho, convém escolher um produto resistente à humidade.

 

Please fill the source and the alt text 
Limpe bem os azulejos e o cabide, por exemplo, com álcool ou acetona, e seque. As superfícies devem estar bem limpas e secas, para garantir a adesão. Cole a fita em toda a superfície plana do cabide.
Please fill the source and the alt text 
Retire a película sem tocar com os dedos na cola. Escolha o sítio para aplicar, alinhe o cabide e pressione com força. Certifique-se de que está seguro e... pode começar a usar.
 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.