Detergentes para WC: como testamos

No laboratório, sujeitámos os diferentes detergentes a vários testes, para avaliar o seu desempenho na limpeza da casa de banho.
Eficácia sobre a sujidade
Verificámos o desempenho a remover a sujidade comum nas superfícies da casa de banho (lavatório, banheira, duche, sanita e vidros do chuveiro), que se forma quando a água se evapora e deixa depositados os resíduos de calcário, sujidade e sabão. Aplicámos os produtos em superfícies horizontais e verticais.
Remoção do calcário
Pesámos e introduzimos uma placa de mármore no detergente não diluído, durante o tempo anunciado na embalagem. No final, verificámos se houve perda de peso da placa: indicador do poder descalcificante do produto.
Agressividade para os materiais
Após a aplicação em superfícies de diferentes materiais, deixámos atuar durante o período recomendado. Depois de enxaguadas e secas, verificámos se estas não ficavam danificadas.
Impacto ambiental
Para esta avaliação, baseámo-nos em dois fatores:
- nos ingredientes anunciados pelos fabricantes. Segundo o Regulamento Europeu relativo aos detergentes, os produtores devem disponibilizar a lista de ingredientes dos seus produtos. A cada um atribuímos uma pontuação com base em aspetos como a biodegradabilidade e a toxicidade para peixes e algas.
- a embalagem: pesámo-la vazia e medimos a quantidade real de detergente. Nesta relação, valorizámos os produtos que usam menor quantidade de embalagem.
Custo por litro
O valor apresentado é calculado com base no preço de aquisição, extrapolado para um litro de produto.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |