Notícias

Sistemas solares térmicos: há empresas que não apresentam a melhor solução

Início

Das 34 empresas consultadas, 20 erraram no sistema de apoio proposto, o que é revelador dos cuidados a ter na compra de um sistema solar para aquecer água.

31 março 2022 Exclusivo
Painel solar no telhado de uma casa

iStock

Um sistema solar térmico é das soluções mais em conta para ter água quente em casa. Embora possa ser uma solução complicada para quem viva num apartamento, numa moradia, é mais fácil de instalar e, apesar de um investimento inicial elevado, é compensado pela poupança a longo prazo.

Mas, para reduzir a despesa com a energia sem sacrificar o conforto, o sistema solar tem de ser o mais adequado às condições da casa e seus habitantes. Para sabermos se os profissionais apresentam propostas eficientes e que permitam a maior poupança, contactámos 34 vendedores e instaladores em Portugal Continental. Daqueles, 20 não apresentaram a solução mais adequada ao nosso cenário.

Como fizemos o estudo

Em julho de 2021, pedimos propostas a 34 empresas, de forma anónima. Apresentámo-nos como proprietários de uma moradia, constituída por rés-do-chão e sótão, onde queríamos instalar um sistema solar térmico para produzir água quente sanitária. Pedimos que nos indicassem a melhor solução e respondemos às questões feitas.

Para a empresa apresentar um sistema e um orçamento definitivos, teria de visitar a casa, o que foi sempre sugerido. Mas o nosso estudo parou na fase preliminar do pedido de informação, que permite ao consumidor ter uma ideia das opções e respetivos custos. Os resultados são uma fotografia do momento.

A melhor solução para o nosso cenário

Para descobrir a forma mais barata de uma família de quatro pessoas ter água quente em casa, calculámos o custo anual da energia com diversos equipamentos. Calculámos ainda as respetivas emissões de CO2 anuais, dado ser importante poluir o menos possível. Considerámos um consumo diário de 40 litros de água quente por pessoa.

Solar é a melhor solução para aquecer água

Melhor solução para aquecer água 

O sistema solar térmico com o apoio de uma bomba de calor ou de um esquentador a gás natural são as soluções com um custo anual de energia mais baixo. A poupança face ao esquentador sem o sistema solar – o equipamento que era usado na casa – ronda os 116 euros anuais. Contudo, com a bomba de calor as emissões são menores.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.