Armazenar eletricidade com baterias ainda fica caro
Os sistemas de baterias para armazenar a eletricidade produzida pelos painéis fotovoltaicos são dispendiosos. Saiba os cuidados a ter, se quer investir nesta opção.
- Dossiê técnico
- Bruno Miguel e Ricardo Pereira
- Texto
- Isabel Vasconcelos

No caso dos sistemas fotovoltaicos com armazenamento (baterias), o principal travão tem sido o investimento necessário: dependendo da capacidade, pode chegar a várias dezenas de milhar de euros, o que torna estas soluções ainda pouco viáveis do ponto de vista económico. Em vários países europeus, o custo destes sistemas tem descido, o que acaba por captar mais interessados. Em Portugal esperamos que o mesmo venha a acontecer.
Para saber mais, siga a nossa comunidade sobre energias renováveis.
Quer diminuir a dependência da rede elétrica? Veja a resposta às questões abaixo, para escolher a melhor opção para a sua casa. Mas não convém desligar-se da rede elétrica. Recomendamos que exista sempre um sistema de apoio, para que não fique sem eletricidade, por exemplo, nos dias de inverno em que o sol teima em não aparecer.
9 respostas para escolher a melhor opção para armazenar eletricidade
Se o consumo de eletricidade ocorrer sobretudo durante o dia, quando há sol, um sistema de autoconsumo, sem armazenamento, é mais indicado e barato. Caso queira mesmo armazenar eletricidade, pode considerar um sistema de baterias que armazenem eletricidade no horário de vazio, eventualmente com parte da energia a ser fornecida por painéis fotovoltaicos durante o dia.
Já se o consumo ocorrer sobretudo à noite, um sistema de armazenamento alimentado por painéis fotovoltaicos poderá ser uma solução.
A nomenclatura C seguida de um número (C10, C20, C100, etc.) indica os ampere-hora que as baterias conseguem entregar durante um determinado período de horas (10, 20 ou 100 horas). Por exemplo, para sistemas de armazenamento em que se preveja largos períodos sem carregamento, deve optar-se por baterias com valores elevados no parâmetro C100.
Já o número de ciclos indica as vezes que uma bateria poderá ser carregada e descarregada na totalidade. Mais uma vez, convém optar por uma bateria com um número de ciclos compatíveis com o perfil de carga e descarga previsto para o sistema de armazenamento e as necessidades da casa.
![]() |
O projeto recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma. |
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |