Guia de compras

Painéis solares: tudo o que precisa saber antes de instalar

Quanto pode poupar

À primeira vista pode parecer um investimento elevado para tão pequena produção. Mas, caso utilize toda a energia que produz, conseguirá recuperar o seu investimento em cerca de sete anos e ter lucro durante o tempo estimado de vida de um sistema fotovoltaico (20 a 25 anos).

Contacte um instalador de confiança, que possa estudar o seu padrão de consumo e verificar qual a potência mais adequada às suas necessidades. Se instalar uma potência superior ao seu consumo durante as horas de produção, irá entregar energia à rede de forma gratuita.

Caso pretenda tornar-se produtor e vender essa eletricidade produzida em excesso, terá de pagar um registo mas o valor de venda poderá não ser tão aliciante.
 

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.


Imprimir Enviar por e-mail