Guia de compras

Bombas de calor para climatização: o que são?

15 maio 2018
ar condicionado

15 maio 2018
Não se assuste com o termo técnico, bombas de calor é uma maneira de nos referirmos aos eletrodomésticos como os frigoríficos ou, para este caso, aparelhos de ar condicionado.

Quanto posso poupar

Ao optar por uma bomba de calor, vai poupar energia, dinheiro e emitir menos CO2. A elevada eficiência destes aparelhos faz com que os custos com a energia sejam mais baixos quando comparados com outras soluções convencionais.
Se usar uma resistência elétrica (radiador, convector, termoventiladores), não obterá mais de 1 kWh de calor por cada kWh de eletricidade consumida. 
Com uma bomba de calor, conseguirá o valor do COP em calor, por cada kWh de eletricidade consumida. Se o aparelho tiver um COP de 4, obterá 4 kWh de calor por cada kWh de eletricidade consumida. Nesse caso, consumirá cerca de 25% do que consumiria com uma resistência elétrica, para a mesma quantidade de energia térmica produzida.

 

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.