Guia de compras

Bombas de calor para climatização: o que são?

15 maio 2018
ar condicionado

15 maio 2018
Não se assuste com o termo técnico, bombas de calor é uma maneira de nos referirmos aos eletrodomésticos como os frigoríficos ou, para este caso, aparelhos de ar condicionado.

Quanto custa

Os preços das bombas de calor (aparelhos de ar condicionado), como por exemplo 2,5 kW de potência, variam entre os €500 e os 1500 euros. Porém, podem existir mais variáveis a ter em conta. Ao comprar uma bomba de calor, deverá considerar não apenas o custo de aquisição e instalação, mas também os custos de funcionamento. 

Uma dica: verifique a etiqueta energética, para comparar a eficiência de vários modelos em vários climas.

Um coeficiente de eficiência sazonal (SCOP, na sigla em inglês) mais elevado significa menores custos de aquecimento, enquanto um maior índice de eficiência energética sazonal (SEER , na sigla em Inglês) significa menores custos com o arrefecimento. O ideal será conseguir a máquina com o maior SCOP e SEER ao preço mais baixo. Por exemplo: Um SCOP 4 significa que 1 Kwh de eletricidade transporta 4kWh de energia térmica.

Custos de instalação

Os custos de instalação rondam, em média, os € 180 para os ares condicionados e dependem principalmente da distância entre as unidades (interior e exterior) e o acesso ao local da instalação.
Caso pretenda instalar numa fachada e seja necessário montar andaimes, o preço será significativamente mais elevado. Recomendamos que evite esse local ou terá de custear o preço dos andaimes de cada vez que necessitar de manutenção ou assistência técnica.
Dica: no seu interior, as bombas de calor possuem um gás fluorado que apenas pode ser manuseado por uma empresa credenciada. Pode encontrar uma listagem de empresas credenciadas na página do CERTIF.