Dicas

Pellets: O que são, para que servem e como funcionam

Têm a forma de um granulado prensado, são feitos com restos de folhas, serradura e lascas de madeira e usam-se para o aquecimento da casa. Conheça melhor os pellets, um biocombustível renovável.

14 maio 2018
pellets

iStock

Os pellets de origem sustentável e sem abate de árvores para a sua produção são uma energia renovável, neutra em carbono, pelo que podem ser uma solução ecológica e amiga do ambiente. Em média, cada pellet tem entre 6 a 8 milímetros (mm) de diâmetro e 10 a 40 mm de comprimento.

Como funcionam?

Para utilizar pellets como fonte energética é necessário que tenha uma salamandra/estufa ou uma caldeira instalada em casa, com um queimador específico para este tipo de biocombustível.

Salamandra a pellets

Salamandra a pellets.

 

Tipos de aparelhos a pellets


As salamandras/estufas aquecem o ar da divisão da casa onde estão instaladas. Porém, alguns modelos destes aparelhos estão preparados para distribuir esse ar por diferentes divisões. Para o fazerem, necessitam de um ventilador com capacidade para impulsionar o ar através de uma rede de condutas.

Já as caldeiras a pellets aquecem água, que depois vai circular pelo sistema de aquecimento central da casa, dissipando o calor através dos radiadores. Caso tenha pouco espaço no interior da sua casa, este tipo de caldeira pode ser instalada no exterior.

Dado que ambos os aparelhos produzem energia através da queima de pellets, é necessária uma chaminé para a exaustão dos gases de combustão e uma entrada de ar para o sistema.

 

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.


Imprimir Enviar por e-mail