Dicas

Como instalar painéis solares em casa

Como instalar

Os coletores deverão ficar virados a sul, num telhado ou num suporte que não esteja sujeito a sombreamento e com uma inclinação de cerca de 35 graus. Caso pretenda recolher mais energia no inverno, deverá colocá-los com uma inclinação superior. Se o objetivo for captar mais energia no verão, então, deverão ficar mais “deitados”.

Se as condições não forem as ideais, não desista. Pequenas diferenças na orientação ou na inclinação podem ser corrigidas pela estrutura, ou poderá deixá-los de acordo com o telhado e assumir uma pequena penalização no desempenho. Se morar num apartamento, também poderá colocar coletores solares, caso possua um terraço ensolarado ou se o condomínio lhe permitir a utilização do telhado.

Como posso ajustar a minha instalação?

Se souber o seu consumo diário de água quente, utilize esse valor como o volume do depósito de acumulação. Caso contrário, considere o valor de referência de 40 litros por utilizador. 

Os coletores atuais conseguem aquecer diariamente cerca de 75 a 100 litros de água. Para saber o número de coletores de que precisa, basta dividir o volume do depósito por um valor entre 75 e 100. Exemplo: se necessitar de 300 litros de água quente por dia, 300/100 = 3 e 300/75 = 4. Ou seja, vai precisar de três coletores para 100 litros ou quatro para 75 litros.

Deve ter em conta o espaço de 3 a 4 metros quadrados (m2) de coletor para um volume de 300 litros de água quente.

No caso de tratar-se de um edifício novo ou sujeito a uma grande intervenção, ficará sujeito ao Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE) e terá de cumprir os requisitos de eficiência energética.

Um coletor solar térmico é suficiente para aquecer água durante o ano?

Um painel solar térmico, por si só, não vai ser suficiente para as suas necessidades de água quente anuais. No inverno e em dias com menor radiação solar ou maior consumo do que o previsto, pode vir a ser necessário um sistema de apoio - uma resistência elétrica no depósito solar ou, caso o acumulador possua duas serpentinas, pode ligar uma caldeira ou bomba de calor para aquecer a parte superior.

Qualquer um destes sistemas de apoio poderá interferir com a produção de energia via solar e deverão estar bem programados para que a prioridade seja dada ao sol. Pode ainda utilizar o sistema solar como um préaquecimento e colocar um esquentador termoestático para aquecer a água apenas quando necessário.