Quer mudar de fornecedor(es) de energia?

Com o nosso simulador encontrará os fornecedores e tarifas de eletricidade e gás natural mais adequados para o seu perfil de consumo e necessidades.

O simulador apresenta uma estimativa da fatura anual do seu consumo de eletricidade e/ou gás natural. Os preços apresentados incluem taxas, serviços e impostos, como o IVA, consoante a sua localização geográfica.

Para conhecer as melhores ofertas, clique em “fazer nova comparação”. Indique a informação que lhe é pedida, como a localização, o tipo de serviços de quer contratar e também alguns dados (estimados ou reais) sobre as suas médias atuais de consumo de eletricidade e gás natural.

Para poupar tempo e trabalho em consultas futuras, memorize os dados introduzidos, selecionando a opção “guardar perfil”. Pode alterar os detalhes do seu perfil sempre que quiser, mas também criar múltiplos perfis, fazendo novas simulações (para contratação de serviços em diversas localizações, por exemplo); basta selecionar “fazer nova comparação”.

No cálculo dos serviços simultâneos de gás natural e eletricidade apresentamos, para além das ofertas duais, resultados para as combinações mais baratas de serviços de diferentes fornecedores.

Nos cálculos do gás, a taxa de ocupação do subsolo – que pode variar consoante o município – não está incluída nos valores apresentados. Quando necessário, utiliza-se o fator de conversão de m3 para kWh correspondente ao PCR (Poder Calorífico de Referência).

A estimativa apresentada resulta dos dados introduzidos pelo utilizador e dos preços e condições comunicados pelos diferentes comercializadores. Para a eletricidade, consideram-se apenas as opções tarifárias de baixa tensão normal até 20,7 kVA.

Face aos dados introduzidos, os resultados do simulador constituem a melhor aproximação possível no momento. Os valores reais poderão diferir devido às diferenças entre a estimativa e as variáveis reais de faturação, como o consumo e a sua repartição.

No caso da eletricidade, o simulador pode propor tarifários que impliquem mudar a potência contratada. É o caso da substituição da tarifa simples pela bi-horária (só contratável a partir de 3,45 kVA) ou se a potência mínima disponibilizada pelo comercializador for diferente da indicada pelo utilizador.

A contratação do fornecimento de gás natural só é possível nas zonas onde o serviço está disponível.

A tarifa social é atribuída automaticamente às famílias com rendimentos mais baixos, não sendo necessário solicitá-la junto dos comercializadores. A estes clientes é enviada uma comunicação com a indicação de que lhes foi atribuído o direito à tarifa social. Caso não concordem, têm 30 dias para reclamar. Esta tarifa permite um desconto de 33,8% na fatura da eletricidade, e de 31,2% na do gás (excluído o IVA, outros impostos, contribuição e taxas).

O indicador de qualidade varia entre 0 e 100 e é calculado em função da satisfação global dos utilizadores (medida nos inquéritos anuais da DECO PROTESTE) com os fornecedores de energia. O título de Escolha Acertada é atribuído às propostas tarifárias com boa qualidade e que reúnem a melhor relação entre qualidade e preço.