Bem-vindo

Bem-vindo
Descubra os fornecedores de eletricidade e gás natural mais adequados ao seu perfil de consumo e comece já a poupar na fatura da energia.
hub-image

O simulador é reservado aos subscritores da DECO PROTESTE.

Torne-se subscritor para aceder à Escolha Acertada, beneficiar das melhores propostas no mercado e conhecer as nossas vantagens exclusivas.

Já é nosso subscritor? Clique para Entrar

Como funciona o comparador

  1. Indique os serviços de que precisa, os seus hábitos de consumo e a zona onde pretende instalar o serviço.
  2. Compare todas as propostas e analise a que recomendamos para o seu caso. Na página de detalhe encontra as condições do contrato e os serviços incluídos.
  3. Adira à tarifa que mais lhe convém. A nossa recomendação para o seu perfil está destacada no topo da lista de resultados.

Comparar tarifas de eletricidade e/ou gás natural não é tarefa fácil. Os vários tipos de consumo, os preços diferentes dos operadores ou a variedade de descontos aplicáveis são algumas das razões que dificultam uma comparação imediata para o consumidor. Além dos restantes custos associados a um tarifário de energia que, no final, se refletem na conta da luz ou do gás. O simulador da DECO PROTESTE faz esse trabalho de comparação por si, de forma gratuita.

Porque é tão difícil comparar tarifas de eletricidade? 

A principal dificuldade é que os operadores anunciam percentagens de descontos nas tarifas apresentadas. Esta referência é irrelevante porque os preçários de base de cada operador variam.

Outro problema é o facto de, algumas vezes, os descontos se aplicarem apenas a certos componentes da fatura e com limitações temporais. Por exemplo, um desconto de 50% sobre o preço de energia durante 6 meses que não contempla a componente fixa e é limitado no tempo ou um desconto na componente de energia para tarifa bi-horária, mas somente no consumo em vazio.

Todos estes fatores complicam o cálculo para o consumidor. Antes de qualquer simulação nas tarifas de eletricidade, conheça o seu perfil de consumo: energia consumida e distribuição ao longo de um período longo, potência contratada ou escalão (no caso do gás natural).

Os vários tarifários de energia podem adaptar-se melhor a uns perfis de consumo do que a outros. Por isso, é fundamental ter todos estes elementos em conta antes de qualquer tentativa de cálculo.

Convém ainda não esquecer os serviços associados, de contratação obrigatória, para usufruir de um determinado preçário. Também aqui existem descontos ou ofertas de alguns meses grátis, mas, no final, a contratação destes serviços deve ser contabilizada na simulação, pois é necessário incorrer numa despesa para usufruir de um determinado preço.

Existem outros descontos que não se refletem na fatura, mas num valor creditado numa conta cliente externa para ser utilizado em parceiros do operador. Neste caso, nada é revertido para a fatura de energia, mas antes para um mealheiro a ser utilizado em parceiros associados.

Compare o preço final da fatura

Todas as situações mencionadas são acauteladas no nosso simulador, através da sistematização dos valores de cada tarifário, das suas restrições e impactos nos diversos componentes e da inclusão de todos os custos necessários para usufruir de um tarifário. No final, fica a saber quanto pagará, efetivamente, pela energia que consome.

Pode, ainda, selecionar perfis predefinidos que melhor se adaptem à sua situação. Recebe, desde logo, uma recomendação baseada no preço e na avaliação de satisfação que efetuamos anualmente através de um inquérito estatístico a milhares de consumidores portugueses de energia sobre a relação que têm com o seu operador. É uma questão de preço e de satisfação geral com o serviço.

Como funciona o simulador de eletricidade e gás

Para o nosso simulador são considerados todos os valores que compõem cada tarifário. A metodologia de cálculo é única para todos, garantindo coerência na abordagem e nos resultados obtidos. Garantimos a possibilidade de comparar os valores de fatura final apresentados para que possa ponderar em função da sua preferência: pode não escolher o mais barato, mas o do seu operador de longa data ou de um operador com um nível de satisfação mais elevado. Para tomar uma decisão informada, terá acesso à informação relevante ordenada, como preço e condições.

Como mudar de operador de energia

Para mudar é preciso contactar o operador que fornece o tarifário que escolheu. Encontra o contacto na folha de detalhe do tarifário selecionado.